Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45260
Title: | Mobilidade espacial e acesso à educação básica: estudantes com deficiência na região Nordeste |
Authors: | Almeida, Ângela Thaís Araújo de |
Advisor: | Fusco, Wilson |
Keywords: | Demografia;Pessoas com deficiência;Educação;Mobilidade espacial;Nordeste |
Issue Date: | 30-Aug-2021 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | ALMEIDA, Ângela Thaís Araújo de. Mobilidade espacial e acesso à educação básica: estudantes com deficiência na região Nordeste. 2021. 114f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
Portuguese Abstract: | A questão das pessoas com deficiência e sua inserção social começou a ser debatida com maior frequência internacionalmente nas últimas décadas, com o intuito de garantir a universalização dos direitos dessas pessoas na área social e educacional. Apesar dos avanços nas políticas internacionais e nacionais, as pessoas com deficiência, muitas vezes, ficam impedidas de exercer um direito fundamental, qual seja, o de estudar, por conta de alguma limitação ou obstáculo encontrado. Os estudos sobre mobilidade espacial com fins de estudo dessas pessoas são muitos escassos, e, por esse motivo, não se conhece o comportamento migratório e a mobilidade pendular dessa parcela da população no Brasil. Dessa forma, compreender a mobilidade espacial desses estudantes e de suma importância para a implementação de políticas públicas, tendo em vista que as escolas que esses estudantes estudam deve apresentar o mínimo de acessibilidade. A partir desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo comparativo entre estudantes com e sem deficiência para conhecer o perfil do estudante com deficiência e verificar se tais estudantes apresentam diferenças em termos de mobilidade espacial em direção às escolas da região Nordeste. Utilizou-se como fonte de dados os Censos Escolares do INEP dos anos 2015, 2017 e 2019. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes com deficiência são do sexo masculino, com idade entre 10 e 14 anos, e tem como deficiência predominante a intelectual. Já com relação aos estudantes sem deficiência, estes estão na mesma faixa etária, mas existe um equilíbrio entre os sexos. Verificou-se que a proporção de migrantes é semelhante entre os dois grupos, que a mobilidade pendular é menor para o deficiente no ensino regular, mas superior quando busca atendimento especial. |
Abstract: | The issue of people with disabilities and their social inclusion began to be debated more frequently internationally in recent decades, with the aim of guaranteeing the universalization of these people's rights in the social and educational area. Despite advances in international and national policies, people with disabilities are often prevented from exercising a fundamental right, namely, to study, due to some limitation or obstacle encountered. Studies on spatial mobility for the purpose of studying these people are very scarce, and, for this reason, the migratory behavior and pendular mobility of this portion of the population in Brazil are unknown. Thus, understanding the spatial mobility of these students is of paramount importance for the implementation of public policies, considering that the schools where they study must have a minimum of accessibility. From this context, the objective of this research was to carry out a comparative study between students with and without disabilities to know the profile of students with disabilities and to verify whether such students present differences in terms of spatial mobility towards schools in the Northeast region. The INEP School Census for the years 2015, 2017 and 2019 was used as a data source. The results revealed that most students with disabilities are male, aged between 10 and 14 years, and their predominant disability is intellectual. As for students without disabilities, they are in the same age group, but there is a balance between the sexes. It was found that the proportion of migrants is similar between the two groups, that pendular mobility is lower for the disabled in regular education, but higher when seeking special care. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45260 |
Appears in Collections: | PPGDEM - Mestrado em Demografia |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Mobilidadeespacialacesso_Almeida_2021.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.