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Título: Vivência/Perejivânie: diversidade de compreensões do conceito e articulação à luz do sistema teórico de Vigotski
Autor(es): Andrade, Letícia Raboud Mascarenhas de
Orientador: Campos, Herculano Ricardo
Palavras-chave: Perejivânie (vivência);Discussão teórica;Psicologia geral;Dialética
Data do documento: 22-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ANDRADE, Letícia Raboud Mascarenhas de. Vivência/Perejivânie: diversidade de compreensões do conceito e articulação à luz do sistema teórico de Vigotski. Orientador: Herculano Ricardo Campos. 2022. 114f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: A identificação do conceito de vivência na teoria do desenvolvimento de Vigotski enquanto unidade de análise, representando a unidade dinâmica da consciência e a unidade da relação personalidade e meio, destaca a relevância de suas articulações ao sistema teórico do autor. No entanto, constata-se um cenário desafiador para a compreensão e integração do conceito referido na teoria de Vigotski em razão das dificuldades de tradução que o envolvem, plurissignificação no contexto da língua e cultura russas, bem como de sua obra, além das diversas articulações do conceito na teoria e seu caráter pouco desenvolvido, em razão da morte prematura de Vigotski. Tal cenário favorece a elaboração de diferentes concepções e interpretações sobre o conceito de vivência tendendo a compreensões parciais e fragmentadas. Diferentes pesquisadores notam o interesse crescente relativo ao conceito e o cenário diversificado e fragmentado emergente, enfatizando a necessidade de sua articulação. Diante disto, a presente tese busca articular, discutir e confrontar as múltiplas compreensões atribuídas ao conceito de vivência no contexto da teoria do desenvolvimento de Vigotski em trabalhos que se debruçam sobre o tema. Foi feito um levantamento através do portal de periódicos da CAPES e Google Acadêmico das produções que se referiam ao conceito de vivência na teoria de Vigotski publicados até 2018, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês, utilizando como descritores as diferentes nomenclaturas e traduções do termo vivência/perejivânie. Chegou-se a um total de 211 trabalhos, dos quais 45 foram analisados, tendo em vista seu foco de discussão voltado centralmente para o conceito de vivência. O processo de análise resultou na identificação de oito eixos de articulação das compreensões sobre o conceito, são eles: A vivência como função psicológica; A vivência como atividade; A vivência como unidade afetivo-cognitiva; A vivência como prisma refrator; A vivência como unidade do desenvolvimento humano; A vivência como unidade da consciência; A vivência como vivência dramática; A vivência como conceito versus fenômeno. Os resultados permitiram evidenciar e iluminar diferentes dimensões e discussões relativas ao conceito, bem como avançar em algumas compreensões.
Abstract: The recognition of the concept of perezhivanie in Vygotsky's theory of development as an unit of analysis, representing the dynamic unit of consciousness and a unit of the relation between personality and environment highlights the relevance of its articulations to the author's theoretical system. However, there is a challenging scenario for the understanding and integration of this concept in Vygotsky's theory due to its difficulties of translation, its multiple meanings in the context of the Russian language and culture, likewise in the author's work, in addition to the various articulations of the concept in the theory and its underdeveloped character given Vygotsky's premature death. This scenario contributes to the development of different conceptions and interpretations of the concept of perezhivanie, tending to partial and fragmented understandings. Different researchers recognize the growing interest in the concept and the emerging diversified and fragmented scenario, emphasizing the need for its articulation. Given this situation, the thesis seeks to articulate, discuss and confront the multiple understandings attributed to the concept of perezhivanie in the context of Vygotsky's theory of development in works that focus on the subject. A survey of the productions that referred to the concept of perezhivanie in Vygotsky's theory, published until 2018, was carried out through CAPES Journal Gate and Google Scholar in Portuguese, English, Spanish and French, using as descriptors the different nomenclatures and translations of the term perezhivanie. A total of 211 works were reached, of which 45 were analyzed in view of their focus of discussion centered on the concept of perezhivanie. The analysis process resulted in the identification of eight axes of articulation of understandings about the concept: Perezhivanie as a psychological function; Perezhivanie as an activity; Perezhivanie as an affective-cognitive unity; Perezhivanie as a refracting prism; Perezhivanie as a unit of human development; Perezhivanie as a unit of consciousness; Perezhivanie as dramatic perezhivanie; Perezhivanie as a concept versus perezhivanie as a phenomenon. The results made it possible to highlight and illuminate different dimensions and discussions about the concept, as well as advancing some understandings.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51936
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