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Title: Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
Authors: Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes
Advisor: Gomes, Carolina Chaves
Keywords: Ensino-aprendizagem;Educação musical;Educação básica;Flauta doce;Musicalização
Issue Date: 25-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AMARAL, Sthela Cristina de Medeiros Gomes. Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico. Orientador: Carolina Chaves Gomes. 2023. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo de distanciamento físico. O objetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir de que forma essas experiências impactam e refletem na formação musical humana. Trata-se de uma investigação avaliativa dos desdobramentos e impactos da música na formação dos estudantes na Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-se dos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportesteóricos principais da Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019) e Bastian (2018). Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então, que foi um projeto desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente. Essa experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica, apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.
Abstract: The present work refers to research with the experiences of composing, auditioning, and performing in the Musicalization Workshop with the flute at Municipal School Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, in Natal, RN, during the period of physical distancing. The general objective is to expose, reflect, analyze and discuss how these experiences impact and reflect on human musical formation. This is an evaluative investigation of the developments and impacts of music in the formation of students in education. The lived experiences and the developed activities were carried out in Elementary School, permeated by action research in a qualitative approach, using class records through images, writings, and filming, as well as interviews with students and testimonials from family members, teachers, and management staff. As the main theoretical contributions of Music Education, we used Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019), and Bastian (2018). In the context of the Covid-19 pandemic, we have Cruz (2020) and Ricci and Vieira (2020). In the reflections on the knowledge of experience, we seek foundation in Bondiá (2018) and Santana (2010). We conclude that it was a successfully developed project, both on the pedagogical and artistic sides, reflecting actions with noticeable results in the musical, personal, and social learning and growth of the students, who developed artistically and musically, cognitively and culturally. This experience can offer discussions that encourage the teaching of music in schools, pointing out possible paths in the teaching and learning relationships.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52693
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

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