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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58426
Título: | A intertextualidade nas Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan: estudo para a construção de uma performance musical |
Autor(es): | Lima, Tássio Luan Anselmo de |
Orientador: | Holanda, Joana Cunha de |
Palavras-chave: | Piano - instrução e estudo;Performance musical;Intertextualidade musical |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | LIMA, Tássio Luan Anselmo de. A intertextualidade nas Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan: estudo para a construção de uma performance musical. Orientadora: Dra. Joana Cunha de Holanda. 2023. 76f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
Resumo: | O estudo propõe a análise das Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan, com ênfase na intertextualidade presente na obra, dado a importância de compreender os processos criativos subjacentes à sua construção. A discussão é norteada por autores como Klein (2005), Kaplan (2006), Fonseca (2005), Gomes (1985) e Hatten (1985). Caracterizada como pesquisa documental, o presente trabalho adota uma abordagem analítico-comparativa. O processo investigativo inclui a busca dos termos de associação, por meio de partituras e audição de arquivos multimídia. Investiga-se ainda as obras dos compositores referenciados nas Três Sátiras, tais como Dmitri Shostakovitch, Ígor Stravinski, Serguei Prokofiev e Francisco Mignone, examinando suas polcas, valsas e marchas. A pesquisa tem por objetivo explorar analiticamente as conexões de intertextos musicais, as referências de contrastes estilísticos e estéticos utilizados pelo compositor, apontando sugestões interpretativas que possam contribuir para o enriquecimento da performance. A análise resultou na identificação de obras de referências para cada movimento das Três Sátiras para Piano (SCHOSTA-POLKAKOVICH, ValStravinskysa da Esquina e MarPROchaKOFIEV), e na extração dos elementos de significação intertextuais, tais como trechos melódicos, harmônicos e texturas de timbre. Assim, ao evidenciar essas interrelações, espera-se aprimorar a performance e a compreensão da obra. |
Abstract: | The study proposes the analysis of José Alberto Kaplan's Three Satires for Piano, with an emphasis on intertextuality present in the work, given the importance of understanding the underlying creative processes in its construction. The discussion is guided by authors such as Klein (2005), Kaplan (2006), Fonseca (2005), Gomes (1985), and Hatten (1985). Characterized as documentary research, this work adopts an analytical-comparative approach. The investigative process includes the search for associative terms through sheet music and listening to multimedia files. The works of composers referenced in the Three Satires, such as Dmitri Shostakovich, Igor Stravinsky, Sergei Prokofiev, and Francisco Mignone, are also investigated, examining their polkas, waltzes, and marches. The research aims to explore analytically the connections of musical intertexts, references to stylistic and aesthetic contrasts used by the composer, pointing out interpretative suggestions that may contribute to the enrichment of performance. The analysis resulted in the identification of reference works for each movement of the Three Satires for Piano (SCHOSTA-POLKA-KOVICH, ValStravinskysa da Esquina, and MarPROchaKOFIEV), and in the extraction of intertextual meaning elements, such as melodic passages, harmonic elements, and timbre textures. Thus, by highlighting these interrelations, it is hoped to enhance the performance and understanding of the work. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58426 |
Aparece nas coleções: | PPGMUS - Mestrado em Música |
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