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Título: O ensino de piano para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Miranda, Bruna dos Santos
Orientador: Qi, Nan
Palavras-chave: Educação musical;Educação especial;Piano - instrução e estudo;TDAH
Data do documento: 19-Jul-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MIRANDA, Bruna dos Santos. O ensino de piano para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Orientadora: Dra. Nan Qi. 2024. 95f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: A dissertação investiga estratégias didáticas para o ensino de piano a crianças com TDAH, com o objetivo de identificar métodos eficazes e promover um ambiente inclusivo e adaptativo. Utilizando estudo de caso único e pesquisa-ação, focou-se no progresso de uma criança com TDAH em aulas de piano, implementando estratégias em tempo real. A pesquisa buscou responder como criar ambientes inclusivos e adaptar abordagens pedagógicas para facilitar o aprendizado musical. Os resultados destacaram a importância de um ambiente estruturado para reduzir distrações e promover foco, além de estratégias personalizadas, como jogos musicais e práticas adaptadas, que facilitaram o engajamento. A comunicação eficaz, ajustando o tom de voz, foi essencial para manter o aluno engajado e fortalecer sua autoconfiança. Aulas curtas e frequentes mostraram-se mais eficazes do que sessões longas e menos frequentes. Além dos benefícios musicais, houve melhoria na concentração e no desempenho acadêmico geral do aluno. A dissertação conclui que estratégias pedagógicas adaptadas às necessidades individuais das crianças com TDAH são fundamentais para o aprendizado musical, recomendando ambientes estruturados, comunicação eficaz, repetição de tarefas e flexibilidade de horários, promovendo inclusão e desenvolvimento das crianças com TDAH.
Abstract: The dissertation investigates didactic strategies for teaching piano to children with ADHD, aiming to identify effective methods and promote an inclusive and adaptive environment. Utilizing a single case study and action research, it focused on the progress of a child with ADHD in piano lessons, implementing strategies in real time. The research sought to answer how to create inclusive environments and adapt pedagogical approaches to facilitate musical learning. The results highlighted the importance of a structured environment to reduce distractions and promote focus, as well as personalized strategies, such as musical games and adapted practices, which facilitated engagement. Effective communication, adjusting the tone of voice, was essential to keep the student engaged and strengthen their self-confidence. Short and frequent lessons proved more effective than long and less frequent sessions. Besides musical benefits, there was an improvement in the student's concentration and overall academic performance. The dissertation concludes that pedagogical strategies tailored to the individual needs of children with ADHD are fundamental for musical learning, recommending structured environments, effective communication, task repetition, and flexible schedules, promoting inclusion and development for children with ADHD.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60094
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