Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60095
Título: Reflexões para fagote solo de Agamenon de Morais: um estudo técnico dos multifônicos
Autor(es): Santos, Isaac de Souza
Orientador: Araújo, Amandy Bandeira de
Palavras-chave: Fagote solo;Composição musical;Técnicas estendidas;Multifônicos
Data do documento: 11-Abr-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Isaac de Souza. Reflexões para fagote solo de Agamenon de Morais: um estudo técnico dos multifônicos. Orientador: Dr. Amandy Bandeira de Araújo. 2024. 73f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: Esta pesquisa trata do uso dos multifônicos na obra Reflexões para fagote solo do compositor Agamenon de Morais, tendo como base uma abordagem da preparação para a performance, considerando que existem poucas peças que contemplam as técnicas estendidas para fagote durante uma composição colaborativa e o desejo de mudar essa realidade. Assim, o objetivo da pesquisa foi registrar o processo de escolha dos multifônicos, bem como os procedimentos de aprendizagem e execução no fagote. Os preceitos que envolvem o emprego dos multifônicos estão fundamentados em Bartolozzi (1967), Souza (2016), Gallois (2008), Oliveira (2013) e Penazzi (1971). Obteve-se como resultado deste trabalho uma composição para fagote solo explorando as técnicas estendidas, uma sugestão de categorização de multifônicos, uma proposta de estudos para domínio de multifônicos e, por fim, o registro audiovisual do estudo da obra e estreia da peça.
Abstract: This research focuses on the use of multiphonics in the work Reflexões for solo bassoon by the composer Agamenon de Morais, based on an approach to preparation for performance, considering that there are few pieces that contemplate the study of extended bassoon techniques during a collaborative composition and the desire to change this reality. Thus, the objective of the research was to record the process of choosing multiphonics, as well as the learning and performance procedures on the bassoon. The precepts involving the use of multiphonics are based on Bartolozzi (1967), Souza (2016), Gallois (2009), Oliveira (2013), and Penazzi (1971). As a result of this work, a cycle of compositions for solo bassoon was obtained, exploring extended techniques; a suggestion for categorizing multiphonics, a proposal for studies to master multiphonics and, finally, the audiovisual record of the study of the work and the premiere of the piece.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60095
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Reflexoesfagotesolo_Santos_2024.pdf6,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.