Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60426
Título: Variações sobre o Tresillo: subdivisões aplicadas à bateria por meio de superimposição rítmica
Autor(es): Nali, Eduardo Cabrera
Orientador: Campos, Cleber da Silveira
Palavras-chave: Bateria - instrução e estudo;Tresillo;Superimposição rítmica;Modulação métrica
Data do documento: 6-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NALI, Eduardo Cabrera. Variações sobre o Tresillo: subdivisões aplicadas à bateria por meio de superimposição rítmica. Orientador: Dr. Cleber da Silveira Campos. 2023. 164f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Resumo: Com inspiração nas modulações rítmicas que ocorrem nas músicas de Vijay Iyer e Tigran Hamasyam, foi elaborado um procedimento para análise e aplicação da modulação associada à alteração das subdivisões das notas de uma clave, principalmente por meio da superimposição rítmica. Esse procedimento foi chamado de Modulação pela Alteração das Subdivisões da Clave (MASC). O objetivo principal desta pesquisa é aplicar a MASC ao tresillo (clave de presença marcante tanto na música africana quanto na americana) no contexto do baião, a fim de se obter e analisar variações rítmicas alternativas às conhecidas tradicionalmente. A metodologia está pautada na revisão bibliográfica sobre a temática, com ênfase na abordagem de conceitos pouco utilizados na concepção musical ocidental, como aqueles utilizados na análise de ritmos africanos. Juntamente com o aprofundamento nos estudos sobre superimposição rítmica, modulação temporal e transformação análoga, esse conjunto de conceitos serviu como base para a elaboração da MASC. A partir dela, foram então analisadas as músicas “Mystic Brew”, “Pt1 Collapse” e “Pt2 Alternative Universe”. Em seguida, com o intuito de aplicar a MASC ao tresillo no contexto do baião, foram feitas duas gravações: “O Ovo”, de Hermeto Pascoal, e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. A análise dessas músicas mostrou que a aplicação da MASC, ainda que baseada na ideia de quiálteras a fim de facilitar sua execução, gera resultados que se aproximam mais de uma polirritmia. Em tese, a subdivisão das notas da clave em quiálteras deve apresentar diferenças na duração das subdivisões (melhor discutido no capítulo 4). Por outro lado, a polirritmia deve gerar diferenças na sincronização com as notas da clave. Com o intuito de descobrir se essas diferenças estão dentro do limite da percepção humana, ou seja, entre 50 e 100 ms (London, 2004), é proposto um modelo matemático que mostra os valores teóricos dos intervalos de tempo nas modulações aplicadas ao tresillo, tanto pelas quiálteras quanto pela polirritmia. Finalmente, foram comparadas as diferenças entre os valores medidos na execução das modulações e os calculados com os modelos teóricos. Os resultados mostram que as diferenças de duração nas quiálteras aplicadas sobre as notas da clave, medidas no andamento 180 bpm para a modulação 2+2+1 e 90 bpm para as modulações 4+4+3 e 5+5+4, estão abaixo do limite da percepção humana. Também foi confirmado que a aplicação da MASC sobre o tresillo resulta em subdivisões com diferenças menores em relação ao modelo da polirritmia do que em relação ao modelo das quiálteras.
Abstract: Inspired by the rhythmic modulations that occur in the music of Vijay Iyer and Tigran Hamasyam, a procedure was elaborated for the analysis and application of the modulation associated with the alteration of the subdivisions of the notes of a clave, mainly through rhythmic superimposition. This procedure is called Modulation through the Alteration of the Subdivisions of the Clave (MASC). The main objective of this research is to apply the MASC to the tresillo (a clave present in both African and American music) in the context of baião, in order to obtain and analyze alternative rhythmic variations to those traditionally known. The methodology is based on a bibliographic review on the subject, with an emphasis on approaching concepts that are little used in Western musical conception, such as those used in the analysis of African rhythms. Together with the deepening of studies on rhythmic superimposition, temporal modulation and analogue transformation, this set of concepts served as the basis for the elaboration of the MASC. From it, the songs “Mystic Brew”, “Pt1 Collapse” and “Pt2 Alternative Universe” were analyzed. Then, with the aim of applying the MASC to the tresillo in the context of baião, two recordings were made: “O Ovo”, by Hermeto Pascoal, and “Asa Branca”, by Luiz Gonzaga. The analysis of these songs showed that the application of the MASC, although based on the idea of tuplets in order to facilitate its execution, generates results that are closer to a polyrhythm. In theory, the subdivision of the clave notes into tuplets should present differences in the duration of the subdivisions (better discussed in chapter 4). On the other hand, the polyrhythm must generate differences in the synchronization with the clave notes. In order to find out if these differences are within the limit of human perception, that is, between 50 and 100 ms (London, 2004), a mathematical model is proposed. That shows the theoretical values of the time intervals in the modulations applied to the tresillo, both by tuplets and polyrhythms. Finally, the differences between the measured values in the execution of the modulations and those calculated with the theoretical models were compared. The results show that the differences in duration of the tuplet applied to the notes of the clave, measured at 180 bpm for the 2+2+1 modulation and 90 bpm for the 4+4+3 and 5+5+4 modulations, are below the limits of human perception. It was also confirmed that the application of the MASC on the tresillo results in subdivisions with smaller differences in relation to the polyrhythmic model than in relation to the tuplet model.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60426
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
VariacoessobreTresillo_Nali_2023.pdf10,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.