Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60427
Título: | Caminhos formativo-musicais de mulheres inseridas na cena rock de Natal-RN |
Autor(es): | Santos, Larissa Guedes dos |
Orientador: | Carvalho, Tiago de Quadros Maia |
Palavras-chave: | Música - instrução e estudo;Formação musical para mulheres;Rock n' Roll |
Data do documento: | 8-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SANTOS, Larissa Guedes dos. Caminhos formativo-musicais de mulheres inseridas na cena rock de Natal-RN. Orientador: Dr. Tiago de Quadros Maia Carvalho. 2024. 183f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa intitula-se “Caminhos formativo-musicais de mulheres inseridas na cena rock de Natal-RN”, cujo objetivo é compreender como ocorre a formação musical dessas integrantes. A pesquisa se configura como um estudo de caso, considerando as definições propostas por Yin (2015). Os resultados foram divididos em duas partes. A primeira, abordando aspectos mais gerais, como a quantidade de mulheres atuantes, quantos e quais instrumentos elas tocaram/tocam e quais os subgêneros aos quais elas estavam/estão vinculadas. Os dados dessa primeira parte foram coletados através da literatura sobre a cena e da observação. A segunda, traz resultados mais específicos, coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas, que versavam sobre a formação musical e a história do rock em Natal voltadas também para a história do público feminino na cena; e foram realizadas com 17 mulheres no primeiro semestre de 2023. As entrevistas foram analisadas com base na técnica de análise textual discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Esses resultados apontam para diversas maneiras de aprender, sendo a autoaprendizagem a mais recorrente entre as entrevistadas. |
Abstract: | This research is entitled “Educational paths of women into the rock scene of Natal-RN”, and seeks to understand how the women's musical education occurs. The research is configured as a case study, considering the definitions of Yin (2015). The results were divided into two parts. The first, addressing more general aspects, such as the number of women active, how many and which instruments they played or play, which subgenres they were or are linked to. The data for this first part were collected through literature on the scene and observation. The second, brings more specific results, collected from semi-structured interviews, which dealt with musical training and the history of rock in Natal, also focused on the history of the female public in the scene, were carried out with 17 women in the first half of 2023. The interviews were analyzed based on the discursive textual analysis (DTA) technique proposed by Moraes and Galiazzi (2016). These results conclude which exist different ways of learning, with self-learning being the most common among the interviewees. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60427 |
Aparece nas coleções: | PPGMUS - Mestrado em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Caminhosformativomusicais_Santos_2024.pdf | 19,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.