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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60805
Título: | O contrabaixo elétrico na música instrumental popular brasileira: técnicas estendidas utilizadas nas músicas No nordeste, A salsa é assim; Meu feroz cavalo marinho e Brasilidade |
Autor(es): | Souza Júnior, Lêdo Ivo Benevides de |
Orientador: | Farias, Ranilson Bezerra de |
Palavras-chave: | Contrabaixo elétrico;Técnicas estendidas;Double Thumb;Thumb-Pluck;Cavalo Marinho;Maracatu de Baque Virado |
Data do documento: | 5-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SOUZA JÚNIOR, Lêdo Ivo Benevides de. O contrabaixo elétrico na música instrumental popular brasileira: técnicas estendidas utilizadas nas músicas No nordeste, A salsa é assim; Meu feroz cavalo marinho e Brasilidade. Orientador: Dr. Ranilson Bezerra de Farias. 2024. 132f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
Resumo: | Nesta pesquisa, visamos trabalhar as técnicas estendidas para o contrabaixo elétrico a partir de músicas inspiradas em ritmos populares como a salsa e, mais especificamente, àqueles ligados ao folclore da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. Além da salsa, que é um gênero originário da cultura cubana e tem influência afro jazzística, o trabalho traz em seu escopo ritmos brasileiros como o Cavalo Marinho, baião e maracatu. A junção de todos esses elementos caracteriza uma música diferenciada que, juntamente com as técnicas estendidas utilizadas, apresentam algo novo, que talvez seja de difícil compreensão e execução para um músico que não conheça os pormenores dos ritmos e técnicas contidas no trabalho. Nesse contexto, o nosso objetivo é refletir sobre a aplicação das técnicas estendidas na literatura e como elas se manifestam nas músicas trabalhadas nesta pesquisa. Também mostrar ao leitor desta dissertação uma maneira de executá-los, deixando claro, que não temos a pretensão de considerar a nossa interpretação musical uma maneira única de execução, contudo, apresentamos aqui, apenas uma possibilidade interpretativa que foi estudada e trabalhada ao longo do desenvolvimento desta pesquisa. Nesse sentido, foram utilizadas três músicas compostas pelo autor desta dissertação para demonstrar como essas técnicas foram usadas, sendo elas: Meu Feroz Cavalo Marinho, No Nordeste, a Salsa é Assim e Brasilidade. As técnicas mais aprofundadas para essas composições foram: double thumb, thumb-pluck, duplo domínio e triplo domínio. Um dos objetivos é demonstrar a aplicação concreta das técnicas estendidas discutidas, utilizando exemplos claros de como são usadas na prática. No decorrer da pesquisa, são citadas também as dificuldades para se encontrar materiais que se referem às técnicas estendidas para baixo elétrico, sendo este, um dos motivos que impulsionou o desenvolvimento do presente trabalho. Apresentamos também uma abordagem histórica acerca dos contrabaixos acústico e elétrico mostrando pormenores do seu surgimento e desenvolvimento, assim como as modificações tecnológicas que foram sendo adicionadas ao contrabaixo elétrico com o passar do tempo. Mostramos também a maneira como o conhecimento musical referente ao contrabaixo era difundido antes do advento da internet. Esse processo se dava através de revistas impressas que circulavam com grande força pelo meio musical entre os contrabaixistas. Elas eram inicialmente oriundas de outros países, como por exemplo a Bass Player, revista norteamericana. Mais tarde, surge a famosa revista brasileira Cover Baixo que trazia em suas edições, entrevistas e dicas pertinentes que faziam grande sucesso em nosso país. Este trabalho visa identificar através dos mais variados meios de informações a existência da utilização de técnicas estendidas para o contrabaixo elétrico. Trazemos também algumas considerações sobre as técnicas estendidas de uma maneira geral, referentes a outros instrumentos, como uma forma de mostrar aos leitores o modo que outros instrumentistas utilizam para emitir sons que estão fora daqueles que são considerados convencionais. Baixistas internacionais e nacionais também estão presentes como uma forma de mostrar aqueles que se destacaram como solistas e levaram o nosso instrumento a outro patamar, libertando-o de sua importante missão como instrumento acompanhador alçando-o à condição de solista. |
Abstract: | In this research, we aim to work on extended techniques for the electric bass based on music inspired by popular rhythms such as salsa and, more specifically, those linked to the folklore of the Zona da Mata Norte in the state of Pernambuco. In addition to salsa, which is a genre originating from Cuban culture and has an Afro-jazz influence, the work includes Brazilian rhythms such as Cavalo Marinho, baião and maracatu. The combination of all these elements characterizes a differentiated music that, together with the extended techniques used, presents something new, which may be difficult to understand and perform for a musician who is not familiar with the details of the rhythms and techniques contained in the work. In this context, our objective is to reflect on the application of extended techniques in literature and how they manifest themselves in the music worked on in this research. We also aim to show the reader of this dissertation a way to perform them, making it clear that we do not intend to consider our musical interpretation a unique way of performing; however, we present here only one interpretative possibility that was studied and worked on throughout the development of this research. In this sense, three songs composed by the author of this dissertation were used to demonstrate how these techniques were used, namely: Meu Feroz Cavalo Marinho, No Nordeste, a Salsa é Assim and Brasilidade. The most in-depth techniques for these compositions were: double thumb, thumb-pluck, double domain and triple domain. One of the objectives is to demonstrate the concrete application of the extended techniques discussed, using clear examples of how they are used in practice. During the research, the difficulties in finding materials that refer to extended techniques for electric bass are also mentioned, which is one of the reasons that drove the development of this work. We also present a historical approach to the acoustic and electric double basses, showing details of their emergence and development, as well as the technological modifications that were added to the electric double bass over time. We also show how musical knowledge regarding the double bass was disseminated before the advent of the internet. This process took place through printed magazines that circulated widely in the musical world among double bass players. They initially came from other countries, such as Bass Player, a North American magazine. Later, the famous Brazilian magazine Cover Baixo appeared, which featured interviews and pertinent tips in its editions that were very successful in our country. This work aims to identify, through the most varied sources of information, the existence of the use of extended techniques for the electric bass. We also bring some considerations about extended techniques in general, referring to other instruments, as a way of showing readers the way other instrumentalists use them to produce sounds that are outside of those considered conventional. International and national bassists are also present as a way of showing those who stood out as soloists and took our instrument to another level, freeing it from its important mission as an accompanying instrument and elevating it to the status of soloist. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60805 |
Aparece nas coleções: | PPGMUS - Mestrado em Música |
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