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Título: Ritmos brasileiros do Nordeste: a linguagem utilizada pelo contrabaixo elétrico
Autor(es): Silva, Mônica Michelly Lima da
Orientador: Farias, Ranilson Bezerra de
Palavras-chave: Contrabaixo elétrico;Linha de baixo;Música nordestina
Data do documento: 12-Dez-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Mônica Michelly Lima da. Ritmos brasileiros do Nordeste: a linguagem utilizada pelo contrabaixo elétrico. Orientador: Dr. Ranilson Bezerra de Farias. 2024. 140f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem como temática a linguagem utilizada pelo contrabaixo elétrico em alguns gêneros dentro do contexto da música nordestina. O objetivo geral busca apresentar de forma sistematizada um material que demonstre como a linha do baixo pode ser executada, apresentando algumas possibilidades de variações. A principio, para que fosse possível o desenvolvimento de um olhar teoricamente embasado, foi realizada uma pesquisa de materiais sobre o contrabaixo elétrico, envolvendo sua história, como ele foi inserido na música brasileira e os fundamentos contidos no desenvolvimento de uma linha de contrabaixo. Foi necessário também compreender e trazer para este trabalho uma contextualização histórica da música nordestina, a origem dos ritmos e os padrões de condução executados pelo contrabaixo elétrico. Dessa forma a fundamentação teórica se estabelece em Carvalho (2006) sobre o contrabaixo elétrico e seus conceitos fundamentais; Adriano Giffoni (1997) com propostas de conduções para o baixo elétrico na música Brasileira; Sonia Ray (2015) sobre a pedagogia da performance musical e o contrabaixo no contexto acadêmico; Gil (2007) e Fonseca (2002) sobre métodos de pesquisa científica. A pesquisa foi estruturada com o auxilio de narrativas e entrevistas semiestruturadas com instrumentistas que possuem vasta experiência no campo musical. A parte prática deste trabalho se desenvolveu a partir de uma linha de baixo básica que foi disponibilizada pela autora desta pesquisa aos contrabaixistas participantes, que por sua vez puderam desenvolver suas ideias musicais dentro de cada contexto rítmico sugerido. Os instrumentistas colaboradores que participaram da pesquisa possuem perfis profissionais variados, alguns são professores, possuem formação acadêmica, outros atuam na noite, mas não possuem formação acadêmica. Através do material coletado, foi possível estruturar uma catalogação, com as sugestões dos participantes que poderá ser útil a todos os baixistas que desejarem atuar na música brasileira a partir dos gêneros musicais aqui trabalhados. Deixo claro ainda, que as linhas de condução do contrabaixo desenvolvidas pelos participantes desta pesquisa no âmbito do xote, maracatu, baião e frevo, são ideias que podem ser utilizadas pelo músico na prática do dia-a-dia em seus estudos diários e apresentações. Contudo, elas poderão servir como ponto de partida e inspiração para a criação de novas linhas, que possam enriquecer, dinamizar e até inovar a utilização do contrabaixo nos gêneros aqui expostos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a compreensão da linguagem utilizada pelo contrabaixo elétrico no contexto da música nordestina, assim como observar como diferentes baixistas pensam essa música e como é possível desenvolver variações.
Abstract: This research has as its theme the language used by the electric double bass in some genres within the context of northeastern music. The general objective is to present in a systematized way a material that demonstrates how the bass line can be executed, presenting some possibilities of variations. At first, in order to enable the development of a theoretically based look, a research of materials on the electric double bass was carried out, involving its history, how it was inserted in Brazilian music and the fundamentals contained in the development of a double bass line. It was also necessary to understand and bring to this work a historical contextualization of northeastern music, the origin of rhythms and the conduction patterns performed by the electric double bass. Thus, the theoretical foundation is established in Carvalho (2006) on the electric double bass and its fundamental concepts; Adriano Giffoni (1997) with proposals for conductions for the electric bass in Brazilian music; Sonia Ray (2015) on the pedagogy of musical performance and the double bass in the academic context; Gil (2007) and Fonseca (2002) on scientific research methods. The research was structured with the help of narratives and semi-structured interviews with instrumentalists who have extensive experience in the musical field. The practical part of this work was developed from a basic bass line that was made available by the author of this research to the participating double bassists, who in turn were able to develop their musical ideas within each suggested rhythmic context. The collaborating instrumentalists who participated in the research have varied professional profiles, some are teachers, have academic training, others work at night, but do not have academic training. Through the material collected, it was possible to structure a cataloguing, with the suggestions of the participants that may be useful to all bassists who wish to act in Brazilian music from the musical genres worked here. I also make it clear that the lines of conduction of the double bass developed by the participants of this research in the scope of xote, maracatu, baião and frevo, are ideas that can be used by the musician in the practice of the day-to-day in his daily studies and presentations. However, they can serve as a starting point and inspiration for the creation of new lines, which can enrich, energize and even innovate the use of the double bass in the genres exposed here. It is hoped that this research can contribute to the understanding of the language used by the electric double bass in the context of northeastern music, as well as to observe how different bassists think about this music and how it is possible to develop variations.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/62548
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