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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63152
Título: | A formação musical da banda Sanctifier: um estudo sobre prática e aprendizagem na cena metal de Natal-RN |
Autor(es): | Dantas, Paulo Henrique Santiago |
Orientador: | Carvalho, Tiago de Quadros Maia |
Palavras-chave: | Formação musical;Prática musical;Heavy Metal;Metal extremo;Death Metal;Banda Sanctifier |
Data do documento: | 19-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | DANTAS, Paulo Henrique Santiago. A formação musical da banda Sanctifier: um estudo sobre prática e aprendizagem na cena metal de Natal-RN. Orientador: Dr. Tiago de Quadros Maia Carvalho. 2024. 298f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
Resumo: | A Sanctifier é uma banda natalense de death metal, subgênero do heavy metal que pertence a uma vertente chamada “metal extremo”. Essa pesquisa delineou-se para um estudo de caso (Yin, 2015; Gil, 2009) que buscou compreender como a prática musical da Sanctifier é determinada tanto pela sua atuação na cena quanto pelas formações musicais dos integrantes. Processos formativos individuais e coletivos foram encontrados como a descoberta do heavy metal e inserção na cena local, práticas musicais além do metal extremo, a assimilação pessoal de habilidades e conhecimentos, os propósitos e compromissos com a Sanctifier, a integração da aprendizagem em conjunto, a utilização de tecnologias e mídias, bem como as próprias performances, sejam elas ao vivo ou gravadas. Os resultados permitiram não apenas melhor conhecer a Sanctifier em si, mas também como opera musicalmente a cena do metal extremo em Natal, bem como quais são as resultantes não sonoras dessas relações. A pesquisa explora e discute dois eixos temáticos: o heavy metal e o processo de formação musical. O primeiro eixo aborda a cultura heavy metal de forma abrangente (Christe, 2007; Weinstein, 2000; Walser, 1993), aprofunda no metal extremo (Kahn-Harris, 2010), sobretudo no death metal (Purcell, 2003; Mudrian, 2004; Phillipov, 2012) e culmina na sua inserção e consolidação no Brasil (Leão, 1997; Janotti Junior, 2004). O segundo eixo discorre sobre formação musical a partir da imersão na cena musical (Straw, 1984; 1991; 2006; 2015) e sob a perspectiva da aprendizagem musical informal (Green, 2001, 2002, 2012), com foco na autoaprendizagem em contextos nãoescolares (Corrêa, 2008), considerando bandas de rock e heavy metal como espaços formativos (Campbell, 1995), assim como processos individuais e coletivos de aprendizagem musical em bandas de metal extremo (Carvalho, 2011). Além disso, o termo musicking ajuda a perceber a música enquanto atividade, não como objeto, visto que sua natureza e significado reside nas ações humanas ao tocar, ouvir, treinar, ensaiar, compor, dançar, preparar e gravar performances, entre outras (Small, 1998), configurando, portanto, a performance como elemento central de um ambiente formativo musical dos atores de uma cena. Espera-se que essas constatações possam influenciar novas pesquisas que visem: a compreensão da formação no contexto do metal extremo; as discussões da Educação Musical sobre as possibilidades de aprendizagem musical para além dos contextos escolares; assim como o fortalecimento das discussões já existentes sobre esses tópicos. |
Abstract: | Sanctifier is death metal band from Natal playing this subgenre of heavy metal belongs to a strand called "extreme metal". This research is set as a case study (Yin, 2015; Gil, 2009) that sought to understand how Sanctifier’s musical practice is determined both by its actuation in the scene and by the musical backgrounds of its members. Individual and collective formative processes were found, such as the discovery of heavy metal music and insertion into the local scene, other musical practices outside extreme metal, the personal assimilation of skills and knowledge, the purposes and commitments to Sanctifier, the integration of group learning, the use of technologies and media, as well as the performances themselves, whether live or recorded. The results allowed not only to know about Sanctifier itself, but also how musically operates the scene of extreme metal in the city of Natal, as well as what are the non-sonorous results of these relations. This research explores and discusses two thematic axes: heavy metal and the musical formation process. The first axis deal with the heavy metal culture (Christe, 2007; Weinstein, 2000; Walser, 1993), delves into extreme metal (Kahn-Harris, 2010), especially death metal (Purcell, 2003; Mudrian, 2004; Phillipov, 2012) and culminates in its insertion and consolidation in Brazil (Leão, 1997; Janotti Júnior, 2004). The second axis discusses musical formation based in immersion in the musical scene (Straw 1984; 1991; 2006; 2015) and from the perspective of informal musical learning (Green, 2001, 2002, 2012), focusing on the self-learning in non-school contexts (Corrêa, 2008), considering rock and heavy metal bands as formative spaces (Campbell, 1995), as well as processes individual and collective musical learning in an extreme metal band (Carvalho, 2011). Furthermore, the term “musicking” helps to understand of music as an activity, not as an object, since its nature and meaning reside in human actions when playing, listening, training, rehearsing, composing, dancing, prepare and recording performances, among others (Small, 1998), therefore configuring performance as a central element of a musical formative environment for the actors in a scene. These findings are expected to maybe influence new researches aimed at understanding musical learning in the extreme metal context, the discussions of Music Education on the possibilities of musical learning beyond school contexts, as well as strengthening existing discussions on these subjects. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63152 |
Aparece nas coleções: | PPGMUS - Mestrado em Música |
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