Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/6177
Título: O cinema, o jogo e a cultura
Autor(es): Silva, Josimey Costa da
Medeiros, Theresa Christina Barbosa de
Palavras-chave: Cinema;Mídia;Cultura
Data do documento: Jan-2011
Citação: SILVA, Josimey Costa da; MEDEIROS, Theresa Christina Barbosa de. O cinema, o jogo e a cultura. Culturas midiáticas: Revista do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, ano 4, n.6, jan./jun. 2011.
Resumo: práticas artificiais, que incluem a experiência midiática, numa negociação/conciliação permanente entre a cultura objetiva (social) e a subjetiva (do indivíduo). A mediação cotidiana e fundamental é a comunicação do real com o imaginário. Para além do ato ou efeito de mediar, de estar entre, as mediações são a articulação entre práticas de comunicação e movimentos sociais; são as modalidades da comunicação dentro das quais se inserem os meios e que estão ligadas ao sensorium dos modos de percepção e da experiência social. O cinema reflete esse quadro como produto de uma experiência coletiva de fascínio mágico, um lugar de participação afetiva. Comporta elementos do jogo não competitivo e também apresenta elementos do sagrado pela alimentação e divulgação de mitos, pela ritualização convertida em periodicidade e pelo extraordinário evocado em êxtase profano.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/6177
Aparece nas coleções:CCHLA - DECOM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011Art_O cinema_JosimeyCS.pdf99,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.