Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/6178
Title: Tatuagem: cultura de massas e afirmação subjetiva incorporadas
Other Titles: Tattoos: Mass culture and affimation subjective emerged
Authors: Pavan, Maria Angela
Silva, Josimey Costa
Keywords: Cultura;Consumo;Corpo;Comunicação;Subjetividade
Issue Date: 13-Sep-2012
Abstract: Como afirmar a própria subjetividade e pertenças identitárias num mundo em constante mudança pelo excesso de informação midiática e pela alternância de papéis sociais? Para jovens urbanos, o consumo cultural possibilita utilizar a imagem do próprio corpo como instância de incorporação de valores, símbolos midiáticos e expressão de subjetividade a partir de sua escolha por produtos simbólicos veiculados pela mídia da comunicação de massa e tatuados na pele. Com suporte principal em Hall, Canclíni, Morin e Le Breton, partimos do pressuposto de que não existe realidade sem representação da linguagem; assim, a opção por certos tipos de narradores midiáticos da cultura contemporânea põe em foco o simbolismo sobreposto à pele, que reproduz imagens icônicas de bandas, filmes e desenhos animados ou de quadrinhos. Essas imagens são resíduos de memórias individuais/coletivas ostentadas socialmente e que discursam sobre as relações de consumo dos sujeitos sociais e as novas sensibilidades originadas da convivência tecnologicamente midiatizada
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/6178
ISSN: 1984-5057
Appears in Collections:CCHLA - DECOM - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010Art_Tatuagem_MariaAP_JosimeyCS.pdf248,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.