Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13268
Título: Desenvolvimento e caracterização de um sistema microemulsionado contendo anfotericina b para uso oftalmológico
Autor(es): Silveira, Walteçá Louis Lima da
Palavras-chave: Anfotericina B;Soluções Oftálmicas;Carreadores de Fármacos;Preparações Farmacêuticas;Microemulsões
Data do documento: 17-Dez-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVEIRA, Walteçá Louis Lima da. Desenvolvimento e caracterização de um sistema microemulsionado contendo anfotericina b para uso oftalmológico. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
metadata.dc.description.resumo: As infecções fúngicas oculares estão sendo reconhecidas em todo o mundo como uma importante causa de morbidade e cegueira. A baixa biodisponibilidade dos fármacos como a anfotericina B, antifúngico bastante utilizado no tratamento destas infecções, nos tecidos posteriores dos olhos aliada às barreiras anatômicas oculares, que são capazes de limitar a sua absorção e associado ao grave risco de desenvolvimento de reações adversas levam, geralmente, a um insucesso no tratamento desejado e a sérias conseqüências para os pacientes acometidos. Pesquisadores em todo o mundo estão buscando novas alternativas para contornar esta problemática e uma das principais linhas de pesquisa estabelecidas consiste no desenvolvimento de novas formulações que visam melhorar a biodisponibilidade e reduzir a toxicidade associada à aplicação da anfotericina B. As microemulsões surgem como novos sistemas capazes de carrear este fármaco para uso oftalmológico. O presente estudo objetivou a obtenção de uma microemulsão biocompatível com a via de administração ocular contendo anfotericina B a fim de se estabelecer uma nova forma farmacêutica viável para a administração tópica nos olhos. O sistema obtido demonstrou, por meio dos estudos de caracterização realizados, biocompatibilidade com a via de administração pretendida e surge, portanto, como uma nova e interessante apresentação farmacêutica contendo anfotericina B para ser utilizada, no futuro, no tratamento de infecções fúngicas oculares
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13268
Aparece nas coleções:PPGCSA - Mestrado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WaltecaLLS.pdf485,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.