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Título: Anonimato e fama no reality show BBB 3
Autor(es): Pinheiro, Mirian Moema
Palavras-chave: Comunicação;Cultura;Televisão;Narrativa;Reality show;Big Brother
Data do documento: 3-Set-2005
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PINHEIRO, Mirian Moema. Anonimato e fama no reality show BBB 3. 2005. 149 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Resumo: In the present work we make an incursion about the Reality Show, in a specific study of the program Big Brother 3 (BBB 3) approaching the question of Anonymity and Fame, though of its Narratives Strategic. We search to explain phenomenon of transformations of anonymous people in celebrities, showing all net of relationships established by the participants of BBB 3, during the together in the setting house, stage of the tram that tells the daily one of a group of youngs. Supported in concepts of it and Reality Show, the work is link the theories semiotic of means, proposal for Algirda Julien Greimas. We stand out strategies of the program, showing that they on the basis of structuralize elements fiction that stimulate and seduce the receiving public. How empirical reference, the work bases on the program Big Brother Brazil, shown for the Rede Globo de Televisão opened canal, in period of January 14 to April 01 of 2003. Ahead of the results gotten in analysis, we verify that BBB 3 is a format of reality and fiction. What although to create the effect of a hurt of real everything to show, its reality artificial, built principally for edition of the images
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho fazemos uma incursão sobre o Reality Show, num estudo específico do programa Big Brother Brasil 3, abordando a questão do Anonimato e Fama, através da análise de suas Estratégias Narrativas. Buscamos explicar o fenômeno da transformação de pessoas anônimas em celebridades, mostrando toda rede de relações estabelecidas pelos participantes do BBB 3, durante a convivência na casa cenário, palco da trama que narra o cotidiano de um grupo de jovens. Apoiado em conceitos de Comunicação, Cultura, Televisão, Narrativa e Reality Show, o trabalho é vinculado a teoria semiótica da significação, proposta por Algirda Julien Greimas. Ressaltamos as estratégias do programa, mostrando que elas se estruturam com base em elementos ficcionais que estimulam e seduzem o público receptor. Como referência empírica, o trabalho fundamenta-se no programa Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo de Televisão, canal aberto, no período de 14 de janeiro a 01 de abril de 2003. Diante dos resultados obtidos na análise, verificamos que o BBB 3 é um formato misto de realidade e ficção. Que apesar de criar o efeito de um sentido de real, de tudo mostrar, sua realidade é artificial, construída principalmente pela edição das imagens
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13538
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