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Título: O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades : o ProInfo Natal/RN
Autor(es): Silva, Maria Aparecida Ramos da
Palavras-chave: Desigualdade digital;Inclusão digital;Políticas públicas;Educação;Digital divide;Digital inclusion;Public Policy;Education
Data do documento: 28-Abr-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Maria Aparecida Ramos da. O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades : o ProInfo Natal/RN. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: The broad objective of the research The pedagogic use of ICT as development of teaching capacity: the case of ProInfo Natal/RN was to realize an evaluation of this program effectiveness in public schools. Specifically, we ve tried to observe if the program: a) succeeded by promoting the pedagogical use of new ICTs, b) stimulated the improvement of teaching and learning using ICT, and c) performed functionings and expanding its capabilities. The methodology consisted of literature revision; realization of half-structured interviews with administrators and teachers, and leading four focal groups with students in 9th grade of elementary school, were also made observations and analysis about the official documents which regulates the program. Our results showed that ProInfo presents various interferences in its effectiveness, causing a gap between its marks and the actual results of its use in everyday life of schools. We ve concluded that the program needs to challenge these weaknesses in order to contribute to the promotion of functionings and expanding its capabilities
metadata.dc.description.resumo: O principal objetivo da pesquisa O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o ProInfo Natal/RN foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das novas TIC; b) fomentou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC; e, c) realizou efetivações e a expansão de suas capacidades. A metodologia consistiu na revisão da literatura; realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e professores; além de quatro grupos focais com estudantes do 9º ano do ensino fundamental; também foram feitas observações diretas e análise dos documentos que regulamentam o programa. Os resultados desta pesquisa mostraram que o ProInfo apresenta uma série de interferências em sua efetividade, provocando uma distância entre o que está proposto nos objetivos e os resultados observados no cotidiano das escolas. Concluiu-se que o programa precisa superar essas fragilidades, visando contribuir para a promoção de efetivações e a expansão das capacidades dos estudantes
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13590
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