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Título: Duas mãos e o sentimento do mundo: Hélio Vasconcelos
Autor(es): Anjos, Francisco Flávio Oliveira dos
Palavras-chave: Hélio Vasconcelos. Humanismo. Exílio. Solidariedade. Utopia. Educação. Educação jurídica. Resistência. Compreensão. Complexidade. Liberdade. Desigualdade Social. Ética;Hélio Vasconcelos. Humanism. Exile. Solidarity. Utopia. Education. Legal Education. Resistance. Understanding. Complexity. Freedom. Social Inequality. Ethics
Data do documento: 1-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ANJOS, Francisco Flávio Oliveira dos. Duas mãos e o sentimento do mundo: Hélio Vasconcelos. 2013. 187 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: This thesis deals with the intellectual itinerary of the humanist, lawyer and educator RN Helio Vasconcelos in building a more cohesive society, just and egalitarian, less marked by inequality, by poverty, ignorance and lack of freedom of his people suffered and loved. It also shows, as after suffering the hardships caused by the political persecution and imprisonment, exile faced with dignity, developing an exemplary job of defending the rights of children and adolescents. For this, redo the way that intellectual humanist, simple man who never gave up their way of thinking, of viewing the world, to love and respect all that surrounds him, thinking globally and acting locally, always holding the defense Rights human. Helium shows how solidarity exercised intensely and as bothered with the real interests of the community to hold public office. It seeks to demonstrate the need for reformulation of Legal Education in order to stimulate the formation of a lawyer gifted humanist profile
metadata.dc.description.resumo: Essa tese trata do itinerário intelectual do humanista, advogado e educador potiguar Hélio Vasconcelos na construção de uma sociedade mais solidária, justa e igualitária, menos marcada pela desigualdade, pela miséria, pela ignorância e pela ausência de liberdade de seu povo sofrido e amado. Mostra ainda, como, após sofrer as agruras provocadas pelo encarceramento e pela perseguição política, enfrentou com dignidade o exílio, desenvolvendo um trabalho exemplar de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para isso, refaz o caminho desse intelectual humanista, homem simples que jamais abriu mão de sua forma de pensar, de encarar o mundo, de amar e respeitar a tudo aquilo que o cerca, pensando globalmente e agindo localmente, sempre empunhando a defesa dos Direitos Humanos. Mostra como Hélio exerceu a solidariedade de forma intensa e como se preocupou com os reais interesses da coletividade ao exercer cargos públicos. Procura demonstrar a necessidade de reformulação da Educação Jurídica, a fim de estimular a formação juristas dotados de um perfil humanista
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13821
Aparece nas coleções:PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais

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