Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14230
Título: Devaneio do olhar: uma experiência de produção e leitura da imagem através do vídeo na prática pedagógica
Autor(es): Arantes Filha, Elizete Vasconcelos
Palavras-chave: Imagem;Tecnologia;Vídeo;Educação;Produção;Alfabetização visual;Leitura da imagem;Imagen;Tecnología;Vídeo;Educación;Producción;Alfabetización visual;Lectura de la imagen
Data do documento: 20-Jan-2005
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ARANTES FILHA, Elizete Vasconcelos. Devaneio do olhar: uma experiência de produção e leitura da imagem através do vídeo na prática pedagógica. 2005. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Resumo: A partir de la constatación de la importancia que la imagen viene ejerciendo en la sociedad actual y, más específicamente, en el proceso educativo, el presente estudio busca dilucidar algunas cuestiones referentes a la lectura de la imagen, producción de imágenes y su utilización en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para tanto, buscó relacionar los elementos que constituyen la narrativa visual a la perspectiva de Paulo Freire, de buscar en el contexto de vida la producción de conocimiento aliándolos las tecnologías de la imagen visando la alfabetización visual y también al acceso democrático a las nuevas tecnologías de comunicación e información. El estudio fue mediado por la elaboración de un documental en vídeo, en que enfocamos las imágenes fijas del artista local Newton Navarro, con fines de experiencia en producción y lectura de la imagen. La realización del trabajo y la aplicación en aula los colocaron delante de una nueva perspectiva educativa: el cambio de la posición de espectadores para la de productores. Eso posibilitó un nuevo mirar, donde la lectura de la imagen permitió una mayor reflexión acerca de las actuales prácticas educativas
metadata.dc.description.resumo: A partir da constatação da importância que a imagem vem exercendo na sociedade atual e, mais especificamente, no processo educacional, o presente estudo busca elucidar algumas questões referentes à leitura da imagem, produção de imagens e a sua utilização no processo de ensino e aprendizado. Para tanto, procurou relacionar os elementos que constituem a narrativa visual à perspectiva de Paulo Freire, de buscar no contexto vivencial a produção de conhecimento aliando-os a tecnologias da imagem visando à alfabetização visual e também ao acesso democrático as novas tecnologias de comunicação e informação. O estudo foi mediado pela elaboração de um documentário em vídeo, em que enfocamos as imagens fixas do artista local Newton Navarro, com fins de experiência em produção e leitura da imagem. A realização do trabalho e a aplicação em sala de aula colocaram-nos diante de uma nova perspectiva educacional: a mudança da posição de espectadores para a de produtores. Isso possibilitou um novo olhar, onde a leitura da imagem permitiu uma maior reflexão a respeito das atuais práticas educativas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14230
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElizeteVAF.pdf739,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.