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Título: Nestor lima e a modernização conservadora da gestão educacional no Rio Grande do Norte entre 1924-1928
Autor(es): Ramos, Jane Karoline Carvalho de Aguiar
Palavras-chave: Administração Escolar;Modernização Conservadora;Educação Pública
Data do documento: 27-Fev-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: RAMOS, Jane Karoline Carvalho de Aguiar. Nestor lima e a modernização conservadora da gestão educacional no Rio Grande do Norte entre 1924-1928. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: This study attempts to investigate the school administration in the Department of Education of Rio Grande de Norte, in the period 1924 to 1928, in the context of conservative modernization in its management, implemented by Nestor Lima dos Santos. Addresses the trends of administrative Nestor Santos Lima and sequence of these variables so that we can correlate and monitor the development of various economic, social, cultural and political, to show how influenced and even determined the direction of education, not only the state of RN, but throughout the country. For this purpose, it is the recapitulation of the history of life, experiences of work and travel reports of this important figure, including administrative concepts, aiming to identify the school administration, introduced by him in the 1920s, as those who received influence of characters that included the social and historical context of the time, reconstituting the ways following the education. It was developed by Nestor shares in Lima on the administration of public schools, their way of management, and can see how was the process of modernization of education in Rio Grande do Norte state and how it followed the rapid changes, experienced by Brazil, during this period. Show up on the design aspects of modernizing Nestor Lima in the Department of Education, the Director General of Administrative Acts, the internal record of school groups, Isolated Schools, Schools rudimentary and the newly created Board of Education, highlighting the Internal Rules of Council but the General Regulations of the Department of Education. This work also highlights the proposed administrative Nestor of Lima, while educational model of an operating system of the organization, training and education, which is present in the area of production of discourse, through body practice, characteristic of the record established levels of policy development and implementation of educational instruction in all state. Key-words: school administration. Conservative modernization. Public Education
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca investigar a administração escolar no Departamento de Educação do Rio Grande de Norte, no período de 1924 a 1928, na perspectiva da modernização conservadora na sua administração, posta em prática por Nestor dos Santos Lima. Aborda as tendências administrativas de Nestor dos Santos Lima e sequencia essas variáveis de forma que se possa correlacionar e acompanhar o desenvolvimento de diversos aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, de modo a mostrar como influenciaram e até mesmo determinaram os rumos da educação, não apenas do Estado do RN, mas em todo o país. Para esta finalidade, procedeu-se à recapitulação da história de vida, experiências de trabalho e relatórios de viagens deste importante personagem, contemplando concepções administrativas, com o objetivo de identificar a dministração escolar, implantada por ele na década de 1920, como aquelas que receberam influência de personalidades marcantes que integraram o contexto social e histórico da época, reconstituindo os caminhos trilhados pela educação. Constatou-se, nas ações desenvolvidas por Nestor Lima sobre a administração das escolas públicas, a sua forma de gestão, sendo possível perceber como ocorreu o processo de modernização da educação do Rio Grande do Norte e como este Estado acompanhou as rápidas modificações, enfrentadas pelo Brasil, durante esse período. Demonstram-se aspectos referentes à concepção modernizadora de Nestor Lima no Departamento de Educação, aos Atos Administrativos da Direção Geral, aos Registros Internos dos Grupos Escolares, Escolas Isoladas, Escolas Rudimentares e ao recém-criado Conselho de Educação, ressaltando o Regimento Interno deste Conselho, como também o Regulamento Geral do Departamento de Educação. Este trabalho destaca também a proposta administrativa de Nestor Lima, enquanto modelo educacional de um sistema operativo da organização, da formação e do ensino, o qual se faz presente no espaço da produção do discurso, através da instância prática, característica do próprio registro, estabelecido nos níveis do desenvolvimento da política educacional e da implementação do ensino em todo estado
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14313
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