Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14480
Título: Lagoa do Piató: a educação como uma obra de arte
Autor(es): Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
Palavras-chave: Educação;Complexidade;Saberes da tradição;Educación;Complejidad;Saberes tradicionales
Data do documento: 29-Fev-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: RAMALHO, Ivone Priscilla de Castro. Lagoa do Piató: a educação como uma obra de arte. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: A partir de una concepción de la educación como una obra de arte, la disertación revela los estudios realizados en una escuela de la comunidad de Areia Branca Piató, en la Laguna de Piató en Assú, Estado de Rio Grande do Norte. Como una forma de hacer dialogar conocimientos científicos y saberes tradicionales, la investigación establece el intercambio de saberes y afectos sobre todo por intermedio del intelectual de la tradición Francisco Lucas da Silva. Para construir un conocimiento pertinente (Edgar Morin), el que forma parte de un contexto, buscamos aquí la comprensión de una pedagogía viva e imaginativa. La disertación encontró en la Laguna un laboratorio vivo para pensar en una enseñanza educativa y para ejercer el pensamiento complejo. A partir de estudios e investigaciones anteriores, pude organizar lo que considero que se constituye como constelaciones de saberes que permiten dar continuidad a ese eje de investigación que empezó desde 1986 en el Grupo de Estudios de la Complejidad GRECOM. En la construcción de este trabajo, pude aprender valores que creo que son importantes para una educación compleja: la humildad delante de la vida; la abertura para diferentes lenguajes del mundo; el diálogo con la naturaleza; la apuesta en nuestras creencias; el sueño de resignificar a la realidad a partir del lazo entre la profundidad de nuestro ser y el mundo; el uso pleno de nuestras potencialidades imaginativas y creativas; y, finalmente, la vivencia intensa de los sentidos. Partiendo de ese aprendizaje, la investigación teórico‐práctica tuvo como elemento central el desarrollo de talleres sobre el tema del agua con alumnos de la enseñanza básicas de diversas series, y con la participación activa de dos profesoras de la comunidad de Areia Branca Piató. Fueron llevadas adelante experiencias que contemplaron una visión sistémica de la naturaleza, las fotografías, los atelieres, las clases de campo, el arte de educar, la narración de historias y sobre todo las enseñanzas del intelectual de la tradición Francisco Lucas da Silva
metadata.dc.description.resumo: A partir da concepção da educação como uma obra de arte, a dissertação traz à tona os estudos realizados em uma escola da comunidade de Areia Branca Piató, na Lagoa do Piató em Assu‐RN. Como uma forma de fazer dialogar conhecimentos científicos e saberes da tradição, a pesquisa estabelece a troca de saberes e afetos, principalmente por meio do intelectual da tradição Francisco Lucas da Silva. Para construir um conhecimento pertinente (Edgar Morin), aquele que está inserido num contexto, busca‐se aqui a compreensão de uma pedagogia viva e da imaginação. A dissertação teve na Lagoa um laboratório vivo para pensar um ensino educativo e para exercitar o pensamento complexo. A partir de estudos e pesquisas anteriores pude organizar o que considero se constituir em constelações de saberes que permitem dar continuidade a esse eixo de pesquisa que se iniciou desde 1986 no Grupo de Estudos da Complexidade GRECOM. No percurso de construção deste trabalho, pude aprender valores que acredito serem importantes para uma educação complexa: a humildade diante da vida; a abertura para diversas linguagens do mundo; o diálogo com a natureza; a aposta nas nossas crenças; o sonho para ressignificar a realidade a partir da ligação entre a profundeza do nosso ser e o mundo; o pleno uso das nossas potencialidades imaginativas e criativas; e por fim, a vivência intensa dos sentidos. Partindo dessa aprendizagem, a pesquisa teórico‐prática teve por centralidade o desenvolvimento de oficinas por meio da temática da água com alunos do ensino fundamental multisseriado, e com a participação ativa das duas professoras da comunidade de Areia Branca Piató. Foram desenvolvidas experiências que contemplaram a visão sistêmica da natureza, as fotografias, os ateliês, as aulas‐passeio, a arte de educar, a narração de histórias, e principalmente os ensinamentos do intelectual da tradição Francisco Lucas da Silva
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14480
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvonePCR_DISSERT-.pdf4,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.