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Título: Educação de jovens e adultos na cidade do Natal: uma reflexão sobre sucesso e insucesso
Título(s) alternativo(s): Young and adult education in the city of Natal: a reflection about failure and success
Autor(es): Nogueira, Anete Alves da Silva
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Aprovação. Evasão. Reprovação;Education for youth and adults. Approval. Evasion. Failure
Data do documento: 24-Set-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: NOGUEIRA, Anete Alves da Silva. Young and adult education in the city of Natal: a reflection about failure and success. 2012. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: This essay proposes to research the success and failure in Education for Youth and Adults (known as EJA), based on the approval, failure and evasion rates in public schools belonging to the city of Natal, RN. Reflecting upon the reasons why some pupils from this program were dropping out of school while others kept on studying was a necessity. Therefore, we seek to know these subjects and their school environment. In the search this data, we set off by approaching the EJA politics, going through a historical path, highlighting significant facts to Brazilian and Natal history. While bringing together the pieces of information for this essay, we were lead to the State and City Education Department, in search of approval, failure and evasion rates from the year 2009. Based on these rates, two schools have been chosen: the first with a high failure rate and the second with a failure rate lower than the city average. The schools work was researched throughout the year 2010, through interviews with pupils, teachers, managers and employees; school files analysis; the analysis of files the establish the rules for EJA programs in the city of Natal. Nethertheless, this essay points to inner and outer factors which might come to contribute to the failure or success of pupils from the researched schools, emphasizing that the difference between those are in the team work present in the school with low failure rate
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo pesquisar o insucesso e o sucesso na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base nos índices de aprovação, reprovação e evasão das escolas do Município de Natal/RN. Foi necessário refletir sobre as razões pelas quais os educandos dessa modalidade estavam abandonando a escola, ficando, portanto, desprovidos do acesso à escolaridade, enquanto outros permaneciam. Assim, buscamos conhecer esses sujeitos e seu ambiente escolar. Na busca por esses fatores, iniciamos abordando a política da EJA, fazendo um percurso histórico, evidenciando fatos significativos na história do Brasil e da Cidade do Natal. Na construção dos dados para a pesquisa, percorremos caminhos que nos levaram às Secretarias Estadual e Municipal, em busca dos índices de aprovação, reprovação e evasão no ano de 2009. Baseados nesses índices escolhemos duas escolas: uma de maior e outra de menor índice de insucesso em relação ao encontrado no município. Pesquisamos o seu funcionamento durante o ano de 2010, realizando entrevistas com alunos, professores, gestores e funcionários, análise de documentos das secretarias das escolas, e de documentos que regem a modalidade de EJA no município de Natal. Retomando o caminho trilhado, apontamos fatores internos e externos que possam vir a contribuir com o insucesso e o sucesso dos alunos das escolas pesquisadas, ressaltando que o diferencial entre as duas está no trabalho em equipe realizado pela escola que apresenta índice melhor
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14560
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