Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15477
Title: Uma proposta de metodologia para o ensino de Física usando robótica de baixíssimo custo
Authors: Araujo, Alessandro Vinicius Pereira Rolim de
Keywords: Metodologia de ensino. Robótica educacional. Vygotsky;Teaching methodology. Educational robotics. Vygotsky
Issue Date: 31-Jul-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAUJO, Alessandro Vinicius Pereira Rolim de. Uma proposta de metodologia para o ensino de Física usando robótica de baixíssimo custo. 2013. 79 f. Dissertação (Mestrado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como propósito apresentar uma metodologia baseada na teoria sócio interacionista de Lev Vygotsky, através de atividades investigativas, que integra o ensino de Física com a robótica, direcionadas para alunos do curso de licenciatura em Física, na busca de fornecer mais uma capacitação para os futuros professores. Organizada por meio de oficinas de robótica pedagógicas que abordam conceitos de física através da utilização do kit didático de robótica livre proposto juntamente com atividades produzidas, a metodologia foi apresenta e discutida, e posteriormente, colocada em prática nas oficinas para que esses futuros professores possam levar a robótica para sua sala de aula. Participaram alunos do último e do penúltimo período da Licenciatura em Física do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, câmpus Caicó
Abstract: This paper presents methodology based on Lev Vigotsky`s social interactionist theory through investigative activities, which integrates the teaching of physics to robotics, directed to students of the Physics degree course, seeking to provide further training for future teachers. The method is organized through educational robotics workshops that addresses concepts of physics through the use of low-cost educational robots along with several activities. The methodology has been presented and discussed and put into practice afterwards in workshops so that these future teachers may be able to take robotics to their classroom. Students from the last and penultimate semester of the Physics degree course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, Caicó campus participated in this project
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15477
Appears in Collections:PPGEE - Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlessandroVPRA_DISSERT.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.