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Título: Análise tribológica das malhas multifuncionais obtidas por multicamadas
Título(s) alternativo(s): Analysis of the tribology of multi-layened multifunctional knitted fabrics
Autor(es): Aquino, Marcos Silva de
Palavras-chave: Tribologia;Atrito;Desgaste;Fios;Tecidos de malhas e estruturas;Tribology;Friction;Wear;Yarn;Knitting;Structures;Multifunction
Data do documento: 30-Jan-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: AQUINO, Marcos Silva de. Analysis of the tribology of multi-layened multifunctional knitted fabrics. 2012. 111 f. Tese (Doutorado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: The present work consists in the analysis of tribologycal properties of basic and multifunctional knitted fabrics. This knowledge has fundamental importance for the textile industry since it can quantify, in an objective way, the tactil. The fabrics used were characterized by friction and mechanical tests for determining the viscoelastic region, wear resistance and friction coefficient of the fabrics used. The stress-strain curve was obtained by the method Kawabata, KES-FB1. Wear tests performed with the aid of equipment Martindale. The measurement of friction coefficient, two methods were used and analyzed comparatively. The first was a method already established worldwide known as KES-FB4 and the second was an innovative method called FRICTORQ, developed by the University of Minho. These two methods were compared taking into account the relative motion between the tribologycal pairs are different from each method. While the first motion is translational, the second is rotational. It was formal that the knitted had a multifunctional fabrics tribologycal performance which was better than the basic knitted fabrics, as the viscoelastic region, was laager highlighting a multifunctional structure, with greater wear resistance mainly on the back side of the knitted fabrics and lower friction coefficient. Performing a comparative analysis between two methods used to measure the friction coefficient, it was formal that both methods were consistent in terms of results. In operational terms, the FRICTORQ showed ease of operation and increased reproducibility of results
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste nas análises das propriedades tribológicas de tecidos de malhas básicas e de malhas multifuncionais. Esse conhecimento é de fundamental importância para a indústria têxtil uma vez que pode quantificar, de forma objetiva, o sentido do toque. Os tecidos utilizados foram caracterizados através de ensaios mecânicos e de atrito, para determinação da região viscoelástica, resistência ao desgaste e coeficiente de atrito. A curva tensão-deformação foi obtida pelo método Kawabata, KES-FB1. Ensaios de desgaste foram realizados com auxílio do equipamento Martindale. Para a medida do coeficiente de atrito, nos dois métodos que foram utilizados e analisados comparativamente. O primeiro método já consolidado mundialmente, denominado KES-FB4 e o segundo método inovador, denominado FRICTORQ, desenvolvido pela Universidade do Minho. Esses dois métodos foram comparados levando-se em consideração que os movimentos relativos entre os pares tribológicos são diferentes em cada método. Enquanto no primeiro o movimento é translacional, no segundo é rotacional. Verificou-se que as malhas multifuncionais apresentaram um desempenho tribológico superior às malhas básicas, determinadas pela maior região viscoelástica, destacando a estrutura multifuncional, maior resistência ao desgaste principalmente no lado avesso das malhas e menor coeficiente de atrito. Analisando comparativamente os dois métodos utilizados para medição do coeficiente de atrito, verificouse que ambos foram consistentes em termos de resultados. Em termos operacionais, o FRICTORQ foi o que apresentou maior facilidade de operação e maior reprodutibilidade dos resultados
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15588
Aparece nas coleções:PPGEM - Doutorado em Engenharia Mecânica

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