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Título: Análise da sensibilidade do biodiesel B5 em frotas de transporte coletivo com motorização diesel
Autor(es): Oliveira Filho, Manoel Fernandes de
Palavras-chave: Motor diesel;Ônibus;Biodiesel;Consumo de combustível;Desgaste;Diesel Engine;Bus;Biodiesel;Fuel consumption;Wear
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA FILHO, Manoel Fernandes de. Análise da sensibilidade do biodiesel B5 em frotas de transporte coletivo com motorização diesel. 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: The aim of this study was investigate the consolidation of the biodiesel fuel used in (a) engines of urban and intercity bus companies, (b) a stationary engine. It was necessary to investigate and analyze, technologically, if the biodiesel fuels were presenting troubleshooting relative to wear of parts lied to fuel and to evaluate the consumption fluctuations of this fuel. The urban and intercity bus companies, localized in Natal, Rio Grande do Norte state, Brazil, had 41 and 12 vehicles, respectively. It were analyzed datasheet of each one vehicle during three years, since 2008 until 2010 and were interviewed the management of the maintenance team of bus companies relative to aspects concerning the substitution of the diesel fuel by the B5 biodiesel. The second aim of this study was visually inspect the wear of the parts directly lied to combustion process. For this reason, it was investigated a stationary engine, manufactured by Branco BD5, 5 HP of power, fueled by (a) diesel, (b) biodiesel B5, (c) biodiesel B20 and (d) diesel or biodiesel, both contaminated by distilled water. In this engine, its power utilizing biodiesel B5 versus diesel was lower about 5.2% and, in the investigated case of B20 versus diesel, it was lower around 11.5%
metadata.dc.description.resumo: Investigou-se a consolidação do uso do biodiesel em (a) motores de duas frotas de ônibus, uma urbana e uma intermunicipal e (b) um motor estacionário. Entende-se serem necessários estudos para se observar, do ponto de vista tecnológico, se o uso do biodiesel apresenta problemas quanto ao desgaste das peças diretamente envolvidas com o combustível e também observar as flutuações, para mais ou para menos, do consumo específico desse combustível. As frotas de ônibus urbana e intermunicipal, sediadas em Natal RN - Brasil, possuíam 41 e 13 veículos, respectivamente. Foram analisadas as planilhas de cada veículo no período de três anos, de 2008 a 2010 e entrevistados os responsáveis pela manutenção e condução da frota para observar os relatos dos mesmos quanto aos aspectos resultantes da substituição do óleo diesel pelo B5. O segundo objetivo deste estudo foi inspecionar visualmente o desgaste das peças diretamente envolvidas no processo da combustão. Para isso, utilizou-se um motor estacionário da marca Branco BD5, potência de 5 CV, abastecido por (a) diesel, (b) biodiesel B5, (c) biodiesel B20 e (d) diesel ou biodiesel contaminado com água destilada. Nesse motor, sua potência utilizando B5 versus diesel demonstrou ser inferior em 5,2% e, no caso investigado de B20 versus diesel, inferior em 11,5%
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15644
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

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