Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/17869
Título: Violência nas escolas: Um novo olhar ante as relações sociais
Autor(es): Costa, Jane Cristina Guedes da
Orientador: Pereira, João Dantas
Palavras-chave: Juventude;Violência;Violências nas escolas;Vulnerabilidade;Youth;Violence;Violences in schools;Vulnerability
Data do documento: 27-Set-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COSTA, Jane Cristina Guedes da. Violência nas escolas: Um novo olhar ante as relações sociais. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Formação Profissional, Trabalho e Proteção Social; Serviço Social, Cultura e Relaçõe) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: As mais variadas formas de manifestação do fenômeno da violência na sociedade contemporânea encontram-se, cada vez mais, nos espaços da mídia e entre as discussões da sociedade. Faz pensar-se em medidas a serem tomadas ante o crescimento e recrudescimento de tal fenômeno. As manifestações de violências nas escolas mostram-se como um reflexo do que acontece no âmbito da violência social. Sua dinâmica origina-se na sociedade e se reflete na escola, ou seja, as violências nas escolas combinam elementos internos e externos ao ambiente escolar de vários campos e esferas das quais os indivíduos participam. Refletir acerca das violências nas escolas requer, sobretudo, fazer uma ponte com as categorias: juventude e violência. Violências nas escolas: Um novo olhar ante as relações sociais é uma dissertação de mestrado que tem como principal objetivo: Analisar as principais formas de violência existentes no espaço escolar. Para a consecução do mesmo, foi feito um levantamento bibliográfico, aplicação de questionários (em anexo) e observação. Assim sendo, esta pesquisa articulou as duas abordagens: qualitativa e quantitativa. A aplicação dos questionários se deu numa escola estadual do município de Natal-RN e, dentre os condicionantes para essa escolha esteve no fato da escola ter mais de 500 alunos, está localizada em local estratégico da cidade,proporcionando uma heterogeneidade de sujeitos a serem pesquisados; além das limitações de recursos disponíveis meios financeiros e materiais e o tempo disponível para a realização da pesquisa. A escola reúne condições objetivas, designamente no que se refere aos critérios previamente definidos: faixa etária, nível socioeconômico e número de alunos. Dentre os principais resultados obtidos podese destacar que a violência é um fenômeno visto, pela grande maioria dos sujeitos da pesquisa, como ligado às formas mais visíveis de violência: as agressões. Uma questão sempre presente nas instituições públicas de ensino: a falta de infraestruturas, alto índice de evasão escolar e vulnerabilidade entre os alunos que possibilite ao aluno enxergar a escola como uma extensão do lar. Tal dissertação conclui que o fenômeno da violência nas escolas exige e requer, dos mais variados sujeitos envolvidos nos processos, um entendimento dos seus determinantes, para que, assim, possa-se intervir em tal fenômeno, que não se resume a atos de agressão física, mas que aparece, sobretudo, no não respeito ao diferente
Abstract: The most varied ways of manifestation of the violence phenomenon in the contemporary society are each time more found in the media spaces and among society discussions. It makes think about procedures to be taken before the growth and new outbreaks of such phenomenon. The violences manifestations in schools reveal themselves as a reflection of what happens in the scope of social violence. Its dynamics originates in society and reflects itself in scholl, that is, the violences in schools combine internal and external elements to school enviroment of many fields and spheres of which the individuals participate. To reflect about the violences in the schools requires, over all, to make a bridge with the categories: youth and violence. Violences in schools: A new look to the social relations, is a Ms. Sc. Dissertation that has as main objective: to analyze the main existing forms of violence in the school space. For its achievement, it was made a bibliographical survey, questionnaires application (annexed) and observation. Thus, this research articulated the two approaches: qualitative and quantitative. The questionnaires application happened in a state school of the Natal city and amongst yhe criteria for this choice there was the fact of the school had more than 500 pupils, to be located on a strategical place of the city, providing a subjects heterogeneity to be researched, deyond the limitations of available resources financial and material and the available time for the research accomplishment. The scool congregates objective conditions, specifically in what concerns the criteria previously defined: age range, socioenomical level and number of pupils. Amongst the main results obtained, it can be detached that the violence is a phenomenon seen, for the great majority of the research subjects, as a phenomenon connected to the most visible violence forms: the agressions. And a question always present in the public education institutions: infrastructures precariousness, high scool evasion índex and vulnerability among the pupils that makes possible to the pupil to see school as an home extension. Such dissertation concludes that the phenomenon of the violence in scools demands and requires of the most varied subjects involved in the processes na understanding of its determinants so that thus, one can intervene in such phenomenon that does not restrains itself to the physical acts of aggression, but that it is, over all, on a non respecting the different
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17869
Aparece nas coleções:PPGSS - Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaneCGC.pdf384,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.