Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18002
Título: Uma abordagem para promover o alinhamento entre a estratégia de negócio e a tecnologia de informação
Autor(es): Oliveira, Karlos Thadeu Matias Vital de
Orientador: Pires, Paulo de Figueiredo
Palavras-chave: Formalismo;MDA;Alinhamento;Formalism;MDA;alignment
Data do documento: 10-Ago-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Karlos Thadeu Matias Vital de. Uma abordagem para promover o alinhamento entre a estratégia de negócio e a tecnologia de informação. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: Atualmente, com o crescente aumento da complexidade do negócio, as organizações clamam por sistemas de informação que ajudem a responder rapidamente as novas exigências dos processos de produção de produtos e serviços. Um sistema de informação deixa de ser apenas uma ferramenta de suporte e passa a ser uma parte integrante do negócio. Todavia, apesar das importantes evoluções tecnológicas alcançadas nos últimos anos, verifica-se que os sistemas de informação que suportam o negócio, ainda não respondem eficazmente às constantes alterações a que a organização está sujeita. Um dos principais problemas com os sistemas de Informação atuais é falta de alinhamento entre a estratégia de negócio e a tecnologia de informação. O conceito de alinhamento estratégico pode ser definido como sendo a sintonia existente entre as estratégias e objetivos do negócio com as estratégias, objetivos e funções da tecnologia da informação, de modo que haja contribuição para o aumento da competitividade da organização ao longo do tempo. Alinhamento estratégico, aliado ao planejamento estratégico, é um importante instrumento de gestão. Nesse sentido, abordagens para a operacionalização desse alinhamento estão surgindo, entretanto, ainda em estado inicial devido ao fato de ser um conceito relativamente novo na literatura. Outro ponto que deve ser levado em consideração durante o alinhamento estratégico é a questão da rastreabilidade entre os elementos de negócio e TI. A rastreabilidade é necessária, por exemplo, quando se deseja saber exatamente qual meta definida na estratégia de negócio não foi ou deixou de ser aceita devido a uma modificação realizada na estratégia de TI. Poucas propostas apresentam formas concretas apoiadas por sistemas de software para obter o alinhamento estratégico levando em consideração essa rastreabilidade. Nesse contexto o objetivo desse trabalho é propor a criação de um processo de alinhamento estratégico apoiado por um sistema de software a qual seja capaz de permitir a rastreabilidade entre os objetivos organizacionais e as atividades dos processos de negócio, tomando como base para isso, padrões de formalização definidos sob uma abordagem orientada a modelos
Abstract: Currently with the increase in complexity in doing business, organizations are seeking information systems that help to quickly respond to new demands in the processes of production of products and services. An information system is no longer just a support tool and has become an integral part of doing business. However, in spite of significant technological evolution in recent years, information systems that support business do not respond efficiently to the constant alterations that occur in many organizations. One of the main problems faced by information systems currently is the lack of strategic alignment between business strategy and information technology. The concept of strategic alignment can be defined as a way between business strategies and objectives and the strategies, objectives and functions of information technology in such as way as to contribute to the increase in competitivity of the organization over time. Strategic alignment together with strategic planning are important management instruments. Approaches for operationalizing this alignment are being developed currently but are still in their initial stages due to the fact that it is a relatively new concept in the literature. Another point that needs to be taken into consideration during the strategic alignment is the question of trackability between the business elements and IT. Trackability (Tracking) is necessary for example when one wishes to know exactly which goal defined in the business strategy was left out or not accepted due to a modification made in the IT strategy. Very few proposals present concrete ways supported by software systems in order to obtain strategic alignement while taking into consideration this trackability. Therefore the objective of this work is to propose the creation of a strategic alignment process supported by a software system which is capable of permitting trackability between the organizational objectives and the business processes based on formalization standards defined through a model oriented approach
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18002
Aparece nas coleções:PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarlosTMVOpdf.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.