Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18702
Título: Corpo, doença e biomedicina: uma análise antropológica de práticas corporais e de tratamento entre pessoas com HIV/AIDS
Autor(es): Valle, Carlos Guilherme Octaviano do
Palavras-chave: Corpo;Doença;Biomedicina
Data do documento: 2010
Citação: VALLE, Carlos Guilherme Octaviano do. Corpo, doença e biomedicina: uma análise antropológica de práticas corporais e de tratamento entre pessoas com HIV/AIDS1. Vivência, Natal, n. 35, p. 33-51, 2010.
Resumo: A epidemia do HIV/AIDS tem desafiado tanto a biomedicina como a ciência de modo geral. Tecnologias vêm sendo exploradas a fim de criar uma base terapêutica consistente às pessoas infectadas. Se os tratamentos exigem o consumo diário de medicamentos, os exames laboratoriais contemplam uma rotina a ser sempre mantida. Levam a um processo de mudança e adaptação pessoal junto de uma reorganização intensiva das formas de cuidado do corpo. As práticas clínico-terapêuticas devem ser entendidas, porém, como elementos particulares de processos culturais de grande alcance. Partindo de pesquisa etnográfica no Rio de Janeiro, discuto os efeitos sociais da biomedicina como um saber e uma cultura global sobre práticas sociais locais.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18702
ISSN: 0104-3064
Aparece nas coleções:CCHLA - DANT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Carlos.pdf182,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.