Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19004
Título: O inventário da cultura do Seridó (RN) ou como dar conta do patrimônio imaterial de uma região.
Autor(es): Cavignac, Julie Antoinette
Palavras-chave: patrimônio imaterial;Metodologia;Seridó
Data do documento: 2011
Citação: CAVIGNAC, Julie Antoinette; MACEDO, Muirakytan K. de; BRITO, Paula Sônia de; DANTAS, Maria Isabel. O inventário da cultura do Seridó (RN) ou como dar conta do patrimônio imaterial de uma região. Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 3, n.4, p. 48-84, 2011. ISSN 2177-4129. Disponível em: <http://www2.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede/beta-02-01/index.php/memoriaemrede/article/view/24/24>. Acesso em: 13 mar. 2015.
Resumo: O Inventário da Cultura do Seridó buscou mapear os usos, as funções e as significações simbólicas, estéticas e sociais das celebrações, dos ofícios e saberes, das formas de expressões e dos lugares de memória foi realizado por pesquisadores e alunos de institutos de ensino superior do Rio Grande do Norte. O artigo propõe uma reflexão sobre a pertinência das categorias elegidas como patrimônio imaterial, a aplicabilidade da metodologia proposta e os resultados concretos de tal ação para a população local. A festa de Sant’Ana que, inicialmente, era apenas um dos itens do inventário, se transformou recentemente no primeiro registro de patrimônio imaterial do estado do Rio Grande do Norte e nos servirá para exemplificar os desafios e os limites das ações patrimoniais
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19004
Aparece nas coleções:CCHLA - DANT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O_inventário_Julie.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.