Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19116
Título: Avaliação da adesão terapêutica no tratamento da síndrome metabólica
Autor(es): Martins, Remerson Russel
Palavras-chave: Adesao terapêutica;Teoria da Ação Planejada;Sìndrome metabólica
Data do documento: 11-Ago-2014
Citação: MARTINS, Remerson Russel. Avaliacao da adesao terapêutica no tratamento da síndrome metabólica. Natal, 2014. 155f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal desenvolver estrategias avaliativas para identificacao de comportamentos aderentes aos tratamentos da sindrome metabolica, de maneira a fomentar acoes que minimizem o abandono dos procedimentos terapeuticos demandados aos pacientes. Emprega-se como referencial teorico a Teoria da Acao Planejada (TAP) como marco para a compreensao e avaliacao do fenomeno da adesao terapeutica. Metodologicamente esta tese esta organizada entre tres estudos distintos e encadeados. O primeiro estudo trata-se de uma pesquisa exploratoria, buscando operacionalizar o conceito da adesao terapeutica para uso na TAP, alem da construcao de um instrumento - questionario - de avaliacao da adesao terapeutica entre pacientes portadores de sindrome metabolica. O segundo estudo busca desenvolver o processo de validacao do instrumento, levantando evidencias que possam avaliar isso. O terceiro estudo procura desenvolver e avaliar estrategias interventivas para melhoria da adesao terapeutica, tendo como base a TAP. Todos os estudos sao realizados com pacientes portadores de sindrome metabolica, tendo como locais de coleta de dados nas cidades de Natal/RN, Mossoro/RN, Caraubas, RN e Cuite/PB. Utilizou-se como instrumentos ao longo dos tres estudos questionarios desenvolvidos na propria pesquisa, mais o Millon Behavioral Medicine Diagnostic (MBMD). A analise dos dados levantados identificaram as principais crencas salientes associadas a adesao terapeutica entre os pacientes portadores de sindrome metabolica. A caracterizacao destas crencas formam a base para o processo de construcao do instrumento para avaliacao da adesao terapeutica e o desenvolvimento de intervencoes para melhoria dessa adesao. O instrumento desenvolvido para avaliar a adesao possui uma estrutura fatorial compativel com os constructos da TAP, observando-se indices de confiabilidade entre os niveis adequados. Entretanto a correlacao desse instrumento com o MBMD foi baixa, limitando o alcance para sua validade convergente. A TAP mostrou-se util no desenvolvimento e avaliacao de intervencoes para melhoria da adesao terapeutica entre os pacientes pesquisados. O instrumento desenvolvido permitiu discriminar entre os sujeitos que apresentaram evolucao em sua adesao, destacando quais aspectos cognitivos apresentaram maior peso sobre essa modificacao.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19116
Aparece nas coleções:PPGPSI - Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RemersonRusselMartins_TESE.pdf803,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.