Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20682
Título: O Professor José Botelho e a Escola Brasileira de Clarineta na segunda metade do século XX
Autor(es): Alberto, Gabriel Gagliano Pinto
Palavras-chave: Memória social;Oralidade;Escola brasileira de clarineta;Professor José Botelho;História da clarineta no Brasil
Data do documento: 20-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ALBERTO, Gabriel Gagliano Pinto. O Professor José Botelho e a Escola Brasileira de Clarineta na segunda metade do século XX. 2015. 176f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca compreender o que é a Escola Brasileira de Clarineta a partir da segunda metade do século XX, tomando como referência a experiência e a história de vida de um clarinetista que participou de seu processo de consolidação, a saber, o Professor José Cardoso Botelho. Através da ferramenta da memória social, foi possível se obter dados que coligissem traços característicos desta escola, assim como informações históricas a partir dos quais os aspectos observados parecem ter surgido. A análise demonstrou, ainda, a forte presença do paradigma Mestre-Aprendiz na construção desta escola e como este se relaciona com a pedagogia, formação profissional e concepção ideológica na área das Práticas Interpretativas. A abordagem utilizada confia que a história de vida do personagem investigado envolve-se com a história da própria escola, de sorte que a sua trajetória é permeada por elementos constitutivos da identidade de ambos, o mestre e a escola a que pertence.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20682
Aparece nas coleções:PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielGaglianoPintoAlberto_TESE.pdf890,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.