Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20828
Título: O jogo dos discos: o uso da experimentação como suporte para o ensino da probabilidade
Autor(es): Albuquerque, Rodrigo Ricardo Cavalcanti de
Palavras-chave: Probabilidade geometrica;Jogos matemáticos;Experimentação
Data do documento: 25-Nov-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ALBUQUERQUE, Rodrigo Ricardo Cavalcanti de. O jogo dos discos: o uso da experimentação como suporte para o ensino da probabilidade. 2015. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: In this paper we propose a class for introducing the probability teaching using the game discs which is based on the concept of geometric probability and which is supposed to determine the probability of a disc randomly thrown does not intercept the lines of a gridded surface. The problem was posed to a group of 3nd year of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - Jo~ao C^amara. Therefore, the students were supposed to build a grid board in which the success percentage of the players had been previously de ned for them. Once the grid board was built, the students should check whether that theoretically predetermined percentage corresponded to reality obtained through experimentation. The results and attitude of the students in further classes suggested greater involvement of them with discipline, making the environment conducive for learning.
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, apresentamos uma proposta de aula para introdução do ensino de probabilidade por meio do Jogo dos Discos que é baseado no conceito de probabilidade geométrica e consiste em determinar a probabilidade de um disco não interceptar as linhas de uma superfície quadriculada, quando lançado aleatoriamente. O problema foi proposto a uma turma da 3 série do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus João Câmara, cujos alunos deveriam construir um tabuleiro quadriculado de forma que o percentual de êxito do jogador fosse previamente definido por eles. Os resultados obtidos e a postura dos alunos em aulas posteriores sugerem um maior envolvimento desse aluno com a disciplina, tornando o ambiente propício para aprendizagem.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20828
Aparece nas coleções:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoRicardoCavalcantiDeAlbuquerque_DISSERT.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.