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Title: Estratégia de capacitação pedagógica do residente: uma perspectiva para melhoria do ensino na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Morais, Ademar Alexandre de
Keywords: Urgência;Emergência;OSPE;Internato e residência;Graduação
Issue Date: 15-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MORAIS, Ademar Alexandre de. Estratégia de capacitação pedagógica do residente: uma perspectiva para melhoria do ensino na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2015. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Diversos estudos têm demonstrado que o residente exerce informalmente o papel de docente. Estima-se que até 25 % do tempo dos residentes é dedicado ao ensino, contribuindo principalmente como facilitador. Apesar dessa contribuição, a quase totalidade dos programas de residência médica do Brasil não oferecem capacitação docente, justamente o inverso que ocorre em programas de demais países, sobretudo América do Norte e Europa. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia de capacitação pedagógica do residente que possa ser inserida formalmente na estrutura curricular do programa de residência médica do HUOL. Trata-se de estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado HUOL da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Três etapas foram idealizadas: (1) elaboração e planejamento de um workshop de capacitação pedagógica para o residente, associado a um conteúdo técnico motivador (suporte básico e a avançado à vida); (2) primeira intervenção com estudantes do curso de medicina e residentes, para testagem do modelo pedagógico escolhido, proporcionando ajustes no planejamento para a intervenção com residentes; e (3) segunda intervenção com replicação do curso para residentes. Nas intervenções foram feitas duas estações de prática de suporte à vida com a avaliação do desempenho em atividade prática através do OSPE (Objective and Structured Practical Examination). A capacitação pedagógica foi pautada na técnica de ensino preceptoria minuto e feedback. A avaliação de desempenho nas estações foi feita através de um checklist e das demais atividades da capacitação, através de uma ficha de avaliação preenchida no final do curso. As estações de suporte à vida foram bem avaliadas pelos participantes nas duas intervenções e permitiu o ensino da técnica de feedback positivo e corretivo. A técnica de preceptoria minuto foi feita através de dramatização, aula expositiva dialogada e vídeos. As duas técnicas de ensino foram avaliadas como importante para o aprendizado e ensino. Aspectos positivos citados pelos participantes foram mais relacionados a intervenção pedagógica, do que ao conteúdo técnico. Assim acreditamos que a estratégia de workshop de capacitação pedagógica elaborada para os residentes foi factível e bem aceita pelos participantes. Assim, tais conteúdos pedagógicos representam uma opção para inserção pioneira no currículo formal dos programas de residência médica do HUOL.
Abstract: Studies have shown that resident informally plays the role of teacher. It is estimated that up to 25% of the residents of the time is devoted to teaching, mainly contributing as a facilitator, however, almost the entire medical residency programs in Brazil did not offer teacher training during residency education. This paper aims to introduce educational content initiation to teaching as part of the training of resident physician inserted in residency program of the University Hospital Onofre Lopes (HUOL). It is an exploratory, descriptive and prospective study in HUOL the Federal University of Rio Grande do Norte. Three steps were developed: preparation and planning of a pedagogic course, associated with a motivating technical content (basic and advanced life support); second stage, testing of pedagogical model for medical students; and finally, replication to residents. The interventions were made two practice stations life support with performance evaluation in practical activity through OSPE (Objective Structured Practical Examination). The techniques presented teachings were one-minute preceptor and feedback. Data collection was conducted through a structured evaluation form during the life support stations and at the end of the course, and analyzed using descriptive statistics. The results showed that the feedback and one minute preceptor were considered important for teaching and learning for more than 85% of participants. The feedback from evaluators practices stations added information about the performance and were held appreciatively way, according to 100% of the participants. Positive aspects highlighted by the participants were related to educational content, especially the participants of the first intervention. The time of the lectures of motivating technical content was the most repeated negative. Based on the good acceptance of pedagogical contents, this pioneer teacher training strategy was included in the formal residency program in Cardiology of our institution. It is considered therefore that the educational training model with motivating technical content was feasible and had a good evaluation and acceptance by most participants in both interventions. Thus, we believe that the educational content can be inserted in the formal curriculum of medical residency of other programs at HUOL through the training model developed in this study.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21122
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

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