Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21528
Título: Avaliação de usabilidade da sinalização de controle de faixas reversíveis utilizando um simulador de direção
Autor(es): Queiroz, João Batista da Silva
Palavras-chave: Sinalização de trânsito;Faixas reversíveis;Usabilidade;Simuladores de direção;Unity 3D©
Data do documento: 31-Mai-2016
Citação: QUEIROZ, João Batista da Silva. Avaliação de usabilidade da sinalização de controle de faixas reversíveis utilizando um simulador de direção. 2016. 158f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: The reversal of the flow direction in certain traffic lanes has been presented as a solution to traffic congestion registered in Brazilian cities at rush hour, however, we see the need for a comprehensive and uniform sign that, in its regulations, contemplate all sign needs for drivers feeling trust and confidence to interact with it. Using a low-level driving simulator, developed especially for this research, usability tests were performed to measure the effectiveness, efficiency and satisfaction at the sign control of reversible lanes according to regulations ruling in Brazil which only specify the horizontal markings and the light signals of the traffic lights. Infractions committed by the participants during the way for three different tracks, reports recorded during the tests and satisfaction questionnaires applied in the end of them were taken as usability measures. The results indicate that are necessary adjustments in the regulations and corresponding revision of practices to obtain the National driver's license for drivers to acquire familiarity with the subject reversible lanes and signaling elements are sufficiently comprehensible.
metadata.dc.description.resumo: A reversão do sentido de fluxo em determinadas faixas de tráfego tem se apresentado como uma solução para os congestionamentos registrados nas cidades brasileiras nos horários de pico, no entanto, percebe-se a necessidade de uma sinalização abrangente e uniforme que, na sua regulamentação, contemple todas as necessidades de sinalização para que os motoristas sintam confiança e segurança ao interagir com ela. Utilizando um simulador de direção de baixo nível, desenvolvido especialmente para esta pesquisa, foram realizados testes de usabilidade para medir a eficácia, a eficiência e a satisfação, diante da sinalização de controle das faixas reversíveis, conforme regulamentações em vigor no Brasil as quais especificam apenas a marcação horizontal e os sinais luminosos dos semáforos. As infrações cometidas pelos participantes durante o percurso por três diferentes pistas, os relatos gravados durantes os testes e os questionários de satisfação aplicados ao final foram tomados como medidas de usabilidade. Os resultados indicam que são necessárias adequações na regulamentação e correspondente revisão de práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação para que os motoristas adquiram familiaridade com o tema faixas reversíveis e os elementos de sinalização sejam suficientemente compreensíveis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21528
Aparece nas coleções:PPGD - Mestrado Profissional em Design - Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoBatistaDaSilvaQueiroz_DISSERT.pdf8,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.