Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21529
Título: Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
Autor(es): Araújo, José Magnaldo de Moura
Palavras-chave: Saberes docentes;Saberes docentes;Projetos sociais;Professor de música
Data do documento: 10-Mar-2016
Citação: ARAÚJO, José Magnaldo de Moura. Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão. 2016. 189f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: This work presents, discusses and analyzes how the teaching knowledge of a music teacher, working in a social project called SESC Cidadão, is formed and articulated. To achieve this goal a survey was conducted with the following specific objectives: determine general aspects about the cultural and professional training of the active teacher at SESC Cidadão; understand how the knowledge acquired in the "formal" training of the teacher has subsidized his pedagogical action in the social project; identify and analyze the professional knowledge that sustain the work of this teacher in the SESC Cidadão project. The theoretical referential is based on studies of teaching knowledge proposed by Tardif (2014) and other studies in the field of Education and Musical Education addressed to this theme. At the investigation was used the case study methodology with the main data collection instruments consisting of direct observation, semi-structured interviews, document research and bibliographical studies. The data were organized and analyzed qualitatively with the help of Atlas.ti software. The results show that the teaching knowledge of the music teacher was constituted throughout his educational and musical experience, as a participant of social projects, and through professional experience as music teacher of the conservatory and SESC Cidadão project. Moreover, compose his range of knowledge a degree course in Music and a specialization course in Music Therapy. His teaching knowledge is articulated in different ways considering, the way he deals with children, adolescents and young people from the social project, to the choices of how to conduct his work in music activities.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta, discute e analisa como se constituem e de que forma se articulam os saberes docentes de um professor de música atuante no projeto social SESC Cidadão. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: verificar aspectos gerais acerca da formação cultural-profissional do professor atuante no SESC Cidadão; compreender de que forma os saberes adquiridos na formação “formal” do professor têm subsidiado sua ação pedagógica no projeto social; identificar e analisar quais os saberes profissionais que alicerçam a atuação desse professor no âmbito do projeto SESC Cidadão. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Tardif (2014) e outros estudos da área de educação e educação musical que abordaram tal temática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso tendo como principais instrumentos de coleta de dados observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. Os dados foram organizados e analisados qualitativamente com ajuda do software Atlas.ti. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré- profissionais vividas como ex-aluno de projeto social quanto através de experiências profissionais como professor de música do conservatório e do projeto SESC Cidadão. Além disso, compõe seu leque de saberes sua trajetória formativa, estabelecida principalmente no curso de licenciatura em música e de especialização em musicoterapia. Seus saberes docentes se articulam na prática de diversas formas, desde o modo como lida com as crianças, adolescentes e jovens do projeto social, até as escolhas de como conduzir seu trabalho nas atividades de música
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21529
Aparece nas coleções:PPGMUS - Metrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.