Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21983
Title: Perfil dos servidores com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Costa, Bráulio Caio Ferreira da
Keywords: Servidores com deficiência;Mercado de trabalho;Inclusão
Issue Date: 28-Jul-2016
Citation: COSTA, Bráulio Caio Ferreira da. Perfil dos servidores com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, cuja força normativa no Brasil equivale à de Emenda Constitucional, instituiu uma mudança de paradigma radical e importante para o segmento das pessoas com deficiência, cujo fundamento se baseia na concepção de que a deficiência não está na pessoa, mas sim no meio em que ela se encontra. A Lei Brasileira de Inclusão, publicada em 2015, impulsionou essa mudança de paradigma e consolidou em um único diploma legal direitos importantes para o segmento. Na universidade pública, a realidade vivenciada pelos servidores com deficiência em seu ambiente de trabalho não é distinta da realidade encontrada nos demais ambientes sociais, demandando da instituição a adoção de medidas com vistas à promoção da acessibilidade e emancipação desses sujeitos. Dessa forma, o presente trabalho se propôs a traçar o perfil dos servidores com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com vistas a contribuir para a elaboração de uma política institucional de inclusão. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. Participaram 50 servidores que se autodeclararam possuidores de algum tipo de deficiência. Os dados foram coletados em um banco de dados institucional alimentado a partir de um questionário aplicado a todos os servidores. Em seguida, foram organizados e analisados através da estatística descritiva. Verificou-se que a maioria das deficiências encontradas são dos sentidos ou da motricidade e que a maioria dos servidores com deficiência são docentes, o que demanda uma investigação mais aprofundada sobre esses profissionais. Apesar de considerável parcela dos investigados ocupar cargos de nível médio, a quase totalidade desses sujeitos já concluiu a graduação, o que nos faz questionar se a política de cotas vem cumprindo a sua finalidade inicial. Algumas ações institucionais de acessibilidade precisam ser ampliadas e/ou consolidadas. Sendo assim, apesar de regularmente inseridos no mercado de trabalho, ainda são muitos os desafios a serem superados. O conhecimento sobre os servidores com deficiência, sujeitos deste trabalho, permite a formulação de ações afirmativas mais acertadas e direcionadas às necessidades desses sujeitos, com vistas à promoção de um ambiente de trabalho efetivamente inclusivo para todos.
Abstract: La Convención Internacional sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad y su Protocolo Facultativo, cuya fuerza normativa en Brasil equivale a la de enmienda constitucional, instituyó un cambio de paradigma radical e importante para el segmento de las personas con discapacidad, fundamentándose en el concepto de que la discapacidad no está en la persona, sino en el medio en que ella se encuentra. La Ley Brasilera de Inclusión, publicada en el año 2015, impulsó esa mudanza de paradigma y consolidó en un único diploma legal derechos importantes para el segmento. En la universidad pública, la realidad vivida por los funcionarios con discapacidad en su ambiente de trabajo no es distinta de la realidad encontrada en los demás ambientes sociales, demandando por parte de la institución la adopción de medidas con vista a promocionar accesibilidad e emancipación de esos sujetos. De esta forma, el presente trabajo se propuso trazar el perfil de los funcionarios con discapacidad de la Universidad Federal de Río Grande del Norte, con vistas a contribuir en la elaboración de una política institucional de inclusión. Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo con abordaje cuantitativo. Participaron 50 funcionarios que se auto-declararon poseedores de algún tipo de discapacidad. Los datos fueron recabados de un banco de datos institucional alimentado a partir de un cuestionario aplicado a todos los funcionarios. A continuación, fueron organizados y analizados a través de estadística descriptiva. Se verificó que la mayoría de las discapacidades encontradas son sensoriales y motoras y que la mayor parte de los funcionarios con discapacidad son profesores, lo que demanda una investigación más profunda sobre esos profesionales. A pesar de que una considerable parte de los investigados ocupan cargos de nivel medio, casi la totalidad de esos sujetos ya se graduó, lo que nos lleva a cuestionar si la política de cuotas está cumpliendo su propósito inicial. Algunas acciones institucionales de accesibilidad precisan ser ampliadas y/o consolidadas. Siendo así, a pesar de estar inseridos en el mercado de trabajo de forma regular, aún son muchos los desafíos a ser superados. Conocer a los funcionarios con discapacidad, objetos de este estudio, permite formular acciones afirmativas más acertadas y direccionadas a las necesidades de esos sujetos, con vistas a promocionar un ambiente de trabajo que sea efectivamente inclusivo para todos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21983
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BraulioCaioFerreiraDaCosta_DISSERT.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.