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Title: Melhoria da qualidade da atenção ao portador de diabetes mellitus tipo 2 em uma instituição de cuidados primários de saúde
Authors: Arruda, Sabrinna Fernanda de Andrade
Keywords: Diabetes Mellitus;Saúde pública;Melhoria da qualidade
Issue Date: 31-Aug-2016
Citation: ARRUDA, Sabrinna Fernanda de Andrade. Melhoria da qualidade da atenção ao portador de diabetes mellitus tipo 2 em uma instituição de cuidados primários de saúde. 2016. 48f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Abstract: Introduction: Mellitus diabetes is constituted as an important public health problem nowadays, featuring high morbidity and mortality and significant loss on quality of life. Its chronic condition, the severity of complications and the resources needed to hold back them, make the diabetes a very costly disease not only for the affected individuals and their families, but also for health systems in different countries. The care related to diabetes is complex and it involves a variety of aspects that go beyond blood glucose control and the use of hypoglycemic drugs. A compilation of evidence support a range of interventions in order to improve the macro and microvascular outcomes on DM. Goals: Evaluating and improving the care provided to diabetics by using the quality improvement cycle in a Basic Health Unit. Methodology: This is a quantitative and retrospective research, developed through application of an internal quality improvement cycle, carried out in a basic health unit. The quality level was evaluated by 9 quality criteria developed and validated locally. Two evaluations were made at two different times. To quantify the effectiveness of the intervention, it was calculated the absolute and relative improvement, besides the statistical significance of the absolute improvement through unilateral test of value z. Results: After intervention, the relative improvement varies between 50% and 76%, considering highly significant (p <0.001) in most of these criteria. The absolute frequency of non-compliance decreased from 593 (first evaluation) to 214 (second evaluation), corresponding to an improvement of 379 in total of non-compliance of the criteria evaluated. Conclusions: The internal evaluation cycle proved to be useful and effective as a quality management instrument of care process evaluated, despite not having reached the level of great quality, in other words, the absence of non-compliances of all the analyzed criteria.
Portuguese Abstract: Introdução: A diabetes mellitus se constitui como um importante problema de Saúde Pública atualmente, apresentando alta morbimortalidade e perda significativa na qualidade de vida. Seu caráter crônico, a gravidade das complicações e os recursos necessários para contê-las, tornam a diabetes uma doença muito onerosa não apenas para os sujeitos afetados e seus familiares, mas também para os sistemas de saúde em diferentes países. O cuidado relacionado a diabetes é complexo e envolve uma variedade de aspectos que vão além do simples controle glicêmico e do uso de fármacos hipoglicemiantes. Um amplo compilado de evidências apoia diversas intervenções para melhorar os desfechos macro e microvasculares no DM. Objetivos: Avaliar e melhorar a assistência prestada aos diabéticos mediante a utilização do ciclo de melhoria da qualidade em uma Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo e retrospectivo, desenvolvido através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade, realizado em uma unidade básica de saúde. O nível de qualidade foi avaliado através de 9 critérios de qualidade construídos e validados localmente. Foram feitas duas avaliações em dois momentos diferentes. Para quantificar a efetividade da intervenção, calculou-se a melhoria absoluta e relativa, além da significação estatística da melhoria absoluta mediante o teste unilateral do valor de z. Resultados: Após a intervenção, a melhoria relativa variou entre 50% e 76%, sendo muito significativa (p <0,001) na maioria deles. A frequência absoluta de não conformidades diminuiu de 593 (primeira avaliação) para 214 (segunda avaliação), o que corresponde a uma melhoria de 379 no número de não cumprimentos. Conclusões: O ciclo de avaliação interna mostrou-se útil e efetivo como instrumento de gestão da qualidade do processo assistencial avaliado, apesar de não ter atingido o nível de qualidade ótimo, ou seja, a ausência de não conformidades de todos os critérios analisados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22031
Appears in Collections:QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

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