Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22732
Título: Produção do carvão ativado a partir do mesocarpo do coco-da-baía (cocosnuciferalinn) utilizando H3PO4, CH3COONa e KOH como ativantes
Autor(es): Morais, Everaldo Dantas de
Palavras-chave: Carvão ativado;coco-da-baía;H3PO­­4;CH3COONa;KOH;Langmuir;MEV
Data do documento: 9-Jun-2014
Citação: MORAIS, Everaldo Dantas de. Produção do carvão ativado a partir do mesocarpo do coco-da-baía (cocosnuciferalinn) utilizando H3PO4, CH3COONa e KOH como ativantes. 2014. 68f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Atualmente a preocupação com o meio ambiente tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de minimizar o impacto causado pelo homem. A utilização do mesocarpo do coco-da-baía para produção de carvão ativado reduz o impacto ambiental por ele causada. O presente trabalho pretende produzir e ativar o carvão gerado a partir mesocarpo do coco-da-baía com ácido fosfórico (H3PO4), hidróxido de potássio (KOH) e acetado de sódio (CH3COONa) em concentrações variadas avaliando-os em duas faixas de granulometria: retido em 48 Mesh e passante de 325 Mesh, assim como caracterizá-los através do índice de azul de metileno e de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foi realizada a adequação das curvas de adsorção ao modelo de Langmuir.
metadata.dc.description.resumo: Atualmente a preocupação com o meio ambiente tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de minimizar o impacto causado pelo homem. A utilização do mesocarpo do coco-da-baía para produção de carvão ativado reduz o impacto ambiental por ele causada. O presente trabalho pretende produzir e ativar o carvão gerado a partir mesocarpo do coco-da-baía com ácido fosfórico (H3PO4), hidróxido de potássio (KOH) e acetado de sódio (CH3COONa) em concentrações variadas avaliando-os em duas faixas de granulometria: retido em 48 Mesh e passante de 325 Mesh, assim como caracterizá-los através do índice de azul de metileno e de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foi realizada a adequação das curvas de adsorção ao modelo de Langmuir.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22732
Aparece nas coleções:PPGEQ - Mestrado em Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EveraldoDantasDeMorais_DISSERT.pdf4,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.