Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22736
Título: Síntese, ativação e caracterização de carvão obtido a partir de bagaço de cana de açúcar e avaliação da capacidade de adsorção
Autor(es): Soares, Larissa Azevedo
Palavras-chave: Cana de açúcar;carvão ativado;ativação química;adsorção
Data do documento: 30-Jul-2014
Citação: SOARES, Larissa Azevedo. Síntese, ativação e caracterização de carvão obtido a partir de bagaço de cana de açúcar e avaliação da capacidade de adsorção. 2014. 77f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo sintetizar e caracterizar carvões ativados(CAs), preparados por metodologias diferentes, comparando-os quanto a morfologia edesempenho em teste de adsorção.Carvões ativados (CA) foram preparados a partir de bagaço de cana-de-açúcar,utilizando KOH e H3PO4 como ativantes químicos e pirolisados sob fluxo de argôniosob fluxo de 240ml min-1, a 500 e 400ºC, respectivamente. A caracterização dos CA foirealizada pela análise de isotermas de adsorção de N2 (77K), difração e fluorescência deraios X, microscopia eletrônica e descoloração de solução de azul de metileno (100mg.L-1). O rendimento médio dos carvões foi de cerca de 30% em relação à massainicial de bagaço de cana. O CA preparado com H3PO4 apresentou os melhoresresultados chegando a valores de área superficial específica de 510 m2.g-1, cerca de 17vezes maior quando comparado ao ativado com KOH, e volume de poros compredominância de micro e mesoporos, como mostra o estudo da isoterma de adsorção.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo sintetizar e caracterizar carvões ativados(CAs), preparados por metodologias diferentes, comparando-os quanto a morfologia edesempenho em teste de adsorção.Carvões ativados (CA) foram preparados a partir de bagaço de cana-de-açúcar,utilizando KOH e H3PO4 como ativantes químicos e pirolisados sob fluxo de argôniosob fluxo de 240ml min-1, a 500 e 400ºC, respectivamente. A caracterização dos CA foirealizada pela análise de isotermas de adsorção de N2 (77K), difração e fluorescência deraios X, microscopia eletrônica e descoloração de solução de azul de metileno (100mg.L-1). O rendimento médio dos carvões foi de cerca de 30% em relação à massainicial de bagaço de cana. O CA preparado com H3PO4 apresentou os melhoresresultados chegando a valores de área superficial específica de 510 m2.g-1, cerca de 17vezes maior quando comparado ao ativado com KOH, e volume de poros compredominância de micro e mesoporos, como mostra o estudo da isoterma de adsorção.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22736
Aparece nas coleções:PPGEQ - Mestrado em Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LarissaAzevedoSoares_DISSERT.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.