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Title: Dramaturgia da Seca: escrita teórico-prática sobre as imagens do retirante na literatura e no drama como operações estético-políticas
Authors: Mendes, Edilberto da Silva
Keywords: Estética;Política;Dramaturgia;Literatura;Imaginário
Issue Date: 29-Apr-2014
Citation: MENDES, Edilberto da Silva. Dramaturgia da Seca: escrita teórico-prática sobre as imagens do retirante na literatura e no drama como operações estético-políticas. 2014. 125f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A pesquisa investiga a relação estética / política, processo dramatúrgico / imaginário a partir da reescrita ficcional do fato histórico da seca no Nordeste brasileiro. Com base na teoria do imaginário em Gilbert Durand (2012), Gaston Bachelard (2001; 2013) e Jacques Racière (2005), recupera a emergência, a partir do final do século XIX, na literatura e na dramaturgia teatral, de um mundo figurativo sobre o sofrimento da seca, centrado na figura do retirante, que agencia de diferentes maneiras a sensibilidade em torno dessa questão social com o intuito de apontar para uma consciência política das fronteiras entre o lugar da arte e sua dimensão social. Pela revisão crítica do processo de construção estética do retirante, busca compreender e problematizar a sensibilidade social para com a pobreza e a exclusão social e o lugar da escrita ficcional nessa dinâmica. Identifica e problematiza três grandes projetos estético-políticos na imaginação poética do retirante: o agenciamento da compaixão, a denúncia social e o ethos barroco. Realiza um experimento de criação dramatúrgica que retoma a figura do retirante, reposicionando-a conforme a problematização acerca da fronteira arte e sociedade.
Abstract: The research investigates the relation between aesthetics / politics, fiction / imaginary in novels and plays about the historical experience of drought in Brasil. The concept of imaginary as developed by Gilbert Durand (2012), Gaston Bachelard (2001; 2013) and Jacques Racière (2005) is applied to analyse the aesthetics construction of the “retirante” in brazilian literature and drama, so as to understand how it evoques feelings towards the social question of drought, poverty and social exclusion, aiming to point to a political consciousness of the limits between art and its social dimension. It identifies and discusses three major aesthetic-political projects in the poetic imagination of the “retirante”: the feeling of compassion, social criticism and the baroque ethos.This investigation constitutes a base to write a play the recreates the figure of the retirante considering the questions about art and society previously developed.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22749
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