Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22827
Título: Desenvolvimento e análise de padrão ergonômico informacional para tabela nutricional: o caso da embalagem de sorvete
Autor(es): Alencar, Mauricio Fontinele de
Palavras-chave: Ergonomia informacional;design de embalagem;informação nutricional;design
Data do documento: 18-Mar-2016
Citação: ALENCAR, Mauricio Fontinele de. Desenvolvimento e análise de padrão ergonômico informacional para tabela nutricional: o caso da embalagem de sorvete. 2016. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este estudo tem como proposta verificar a percepção do gráfico da tabela nutricional empregado na embalagem de sorvete, e avaliar os requisitos ergonômicos informacionais que contribuam para o desenvolvimento de melhorias para a informação. Estas informações dispostas nas embalagens de alimentos industrializados são ferramentas fundamentais para obtenção da pratica alimentar saudável ou na definição das escolhas nutricionais, e desta maneira este estudo abordou o ponto de vista do usuário. Tais atos de ver e entender o conteúdo da tabela nutricional em embalagens de alimento ainda são considerados problemas para uma parcela significativa dos consumidores. Para esta dissertação foi desenvolvido um experimento com grupo de foco, onde foi analisada a estrutura atual e considerações sobre diretrizes visuais em propostas de novos gráficos. E como resultado foi identificado problemas decorrentes de um visual pouco agradável, com legibilidade comprometida e que consequentemente colabora para o desinteresse do consumidor em sua visualização. Assim como apontou para uma solução gráfica para aplicação em embalagem impressa do sorvete, baseando-se nos critérios ergonômicos apontados no texto. Ao oferecer propostas e recomendações para uma interface visual alternativa da tabela nutricional em embalagens de sorvete este estudo lança perspectivas para futuras analises, visando aplicações que favoreçam a condição do usuário na identificação e leitura do rótulo de informação nutricional.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como proposta verificar a percepção do gráfico da tabela nutricional empregado na embalagem de sorvete, e avaliar os requisitos ergonômicos informacionais que contribuam para o desenvolvimento de melhorias para a informação. Estas informações dispostas nas embalagens de alimentos industrializados são ferramentas fundamentais para obtenção da pratica alimentar saudável ou na definição das escolhas nutricionais, e desta maneira este estudo abordou o ponto de vista do usuário. Tais atos de ver e entender o conteúdo da tabela nutricional em embalagens de alimento ainda são considerados problemas para uma parcela significativa dos consumidores. Para esta dissertação foi desenvolvido um experimento com grupo de foco, onde foi analisada a estrutura atual e considerações sobre diretrizes visuais em propostas de novos gráficos. E como resultado foi identificado problemas decorrentes de um visual pouco agradável, com legibilidade comprometida e que consequentemente colabora para o desinteresse do consumidor em sua visualização. Assim como apontou para uma solução gráfica para aplicação em embalagem impressa do sorvete, baseando-se nos critérios ergonômicos apontados no texto. Ao oferecer propostas e recomendações para uma interface visual alternativa da tabela nutricional em embalagens de sorvete este estudo lança perspectivas para futuras analises, visando aplicações que favoreçam a condição do usuário na identificação e leitura do rótulo de informação nutricional.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22827
Aparece nas coleções:PPGD - Mestrado Profissional em Design - Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MauricioFontineleDeAlencar_DISSERT.pdf5,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.