Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23123
Título: Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
Autor(es): Naschold, Angela Chuvas
Balen, Sheila
Campos, André
Santos, Selan Rodrigues dos
Soltoski, Michele
Brazorotto, Joseli
Pereira, Antonio
Palavras-chave: Compreensão leitora;Fluência leitora;Realidade aumentada;Reading comprehension;Reading fluency;Augmented reality
Data do documento: 2015
Abstract: This paper aims to discuss the role of digital technologies in stimulating children’s reading. Brazilian students’ reading comprehension is very poor, and effective actions are necessary to improve this situation. One strategy is to stimulate reading habits since the early grades, hoping that improvements in fluency, vocabulary building and increased interest in narratives may contribute to the creation of a society of readers. In this paper, we discuss and present a proposal for the utilization of augmented reality, a digital technology that has brought about a new perspective for interacting with books as physical objects, in order to improve Brazilian students’ reading fluency and their performance in reading comprehension tests.
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/23123
Aparece nas coleções:ICe - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contando histórias com realidade aumentada.pdfAntonioPereira_ICe_Contando histórias_20151,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.