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Título: Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira
Autor(es): Oliveira, Flávio Davino de
Orientador: Queiroz, Rucker Bezerra de
Palavras-chave: Trombone;Interpretação;José Siqueira;Três Estudos para Trombone à vara e Piano
Data do documento: 4-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, Flávio Davino de. Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Este Artigo oferece uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone e Piano do compositor José Siqueira. Tem como objetivo, auxiliar trombonistas que queiram interpretar a Obra bem como difundi-la no meio acadêmico à música brasileira com essa formação, oferecer aos trombonistas opções de repertório além daquelas de compositores estrangeiros, tendo em vista que, prevalecem nas instituições de ensino, obras dos mesmos no repertório camerístico para trombone. A Obra oferece dificuldades nas questões interpretativas e na sua execução técnica no movimento da vara, além de apresentar diversas questões peculiares como o uso da surdina, efeitos do glissando e ornamentos como o trinado e tremolo. A Peça torna-se interessante também ao evidenciar aspectos regionais da música brasileira além de exaltar o trabalho de compositores nacionais. Vale salientar que a Obra se faz presente no repertório de músicos importantes e é encontrada nos programas de concursos tanto para trombonistas como para co-repetidores em piano. Outro fato que deve ser ressaltado sobre os Três Estudos é que existem 3 gravações da Obra, assim, possibilitando o instrumentista fazer comparações no que se refere às questões que envolvem a execução técnico-interpretativa e auxiliando, dessa forma, sua compreensão dos Estudos. Portanto, sugerem-se 4 métodos para trombone – Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) e Lafosse (1928, 4 partes) – como ferramentas para auxiliar na execução técnica do instrumento. As sugestões interpretativas presentes nesta Pesquisa devem ser vistas como facilitadoras para futuras execuções da Obra e não como requerimentos para a interpretação nos Três Estudos.
Abstract: This article offers an performing analysis for the Três Estudos for trombone and piano by composer José Siqueira. Its purpose is to provide technical suport for trombonists who want to interpret the work as well as to disseminate it in the academic field, whose chamber music repertoire is essentially influenced by foreign composers in Brazilian institutions. The work requires an investigation to overcome the technical difficulties such as slide action for the glissandi passages, embelishments, tremolo, and the use of mutes. This piece also highlights the regional aspects of Brazilian music ad evidences the work of national composers. Indeed, this work is found in the programs of Brazilian competitions for both trombonists and in pianists. In order to provide best technical suggestios to perform the piece, four trombone methods were used - Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) and Lafosse (1928, 4 parts) - as well as three recordings located in Brazilian audio libraries. The interpretative suggestions presented should be seen as facilitating future works and not requiremets to perform it.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24895
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

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