Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25167
Title: Análises de dosagens de concreto asfáltico do tipo Pré Misturado a Frio (PMF) utilizando Resíduos da Construção e Demolição de obras (RCD)
Other Titles: Analysis of dosings of asphalt concrete of the Pre-Mixed Cold (PMF) type using waste from Construction and Demolition of Works (RCD)
Authors: Sena Neto, Plácido Gondim de
Keywords: Agregados reciclados;Resíduos de construções;Pavimentação asfáltica
Issue Date: 16-Mar-2018
Citation: SENA NETO, Plácido Gondim de . Análises de dosagens de concreto asfáltico do tipo Pré Misturado a Frio (PMF) utilizando Resíduos da Construção e Demolição de obras (RCD). 2018. 99f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Tendo em vista o grande crescimento do setor da construção civil no Brasil até os anos de 2013/2014, algumas empresas, e a economia em geral, ganharam destaque pelo alto índice de desenvolvimento urbano. Tais acontecimentos foram responsáveis diretos pelo desenvolvimento mercadológico que estimularam diversos setores da economia, sendo um desses o setor da construção civil. Com esses acontecimentos, como consequência, alguns aspectos negativos ocorrem de forma danosa e irreparável. Em exemplo, pesquisadores afirmam que o concreto utilizando o cimento Portland hoje é o segundo produto mais consumido do mundo, tendo uma perspectiva de aumento do seu consumo ao longo dos próximos anos. Com base nesses aspectos, este trabalho aborda pontos relacionados ao reaproveitamento de Resíduos da Construção e Demolição de Obras (RCD), em que se norteia a temática deste trabalho, frisando a importância e benefícios de algumas ações sustentáveis para o meio ambiente e a sociedade. Em um contexto regional, no estado do Rio Grande do Norte existem quatro usinas de reciclagem do RCD as quais mantem produções significativas e são responsáveis por coletar, processar e comercializar todo o material residual de obras. Essas empresas geram renda para a população local e contribui para a redução da extração mineral (matéria-prima esgotável). Diante desses fatos, o presente estudo avaliou a viabilidade técnica dos resíduos provenientes da construção civil, utilizando-os como agregados, após beneficiamento na usina, na composição de concretos asfálticos em substituição parcial ou total dos materiais naturais. O método de trabalho empregado encontra-se baseado na realização de ensaios de caracterização, tanto com os agregados quanto com a Emulsão Asfáltica de Petróleo; em ensaios de caracterização mineralógica (MEV, EDS, DRX e FRX) com o material pulverulento do RCD; e na aplicação da metodologia Marshall de dosagens do tipo pré-misturado à frio as quais variam em teores de emulsão asfáltica entre 6%, 7%, 8% e 9% em cada quatro combinações de misturas dos agregados. A título de investigação, e para uma melhor análise de viabilidade técnica dos agregados, utilizou-se nas quatro combinações de misturas dos agregados: materiais integralmente naturais, RCD’s e RCD-Naturais, sendo confeccionado três corpos de prova para cada teor de ligante. Foram aplicados quatro teores de ligante asfáltico, pré-determinados, em cada concepção de mistura dos agregados totalizando-se a confecção de quarenta e oito corpos de prova. Quanto aos resultados obtidos foi possível comparar, por meio de parâmetros de análises Marshall e de ensaios de caracterizações física e mineralógica do material utilizado, o expressivo potencial de uso dos agregados RCD na composição de concretos asfálticos à frio. Após as análises das interações dos parâmetros Marshall (Vv, RBV, Gmb, Estabilidade e Fluência), os teores de ligante ótimos (% EAP) para as dosagens D1 – BNAN, D2 – BNAR, D3 – BRAR e D4 – BRAN foram, respectivamente, 7,75%, 7,25%, 7,75% e 7,50%. Logo, foram evidenciadas as viabilidades técnica e ambiental do uso do RCD quando utilizados em determinados pavimentos rodoviários.
Abstract: Considering the great growth of the civil construction sector in Brazil until 2013/2014, some companies, and the economy in general, were highlighted by the high rate of urban development. Such events were directly responsible for the market development that stimulated various sectors of the economy, one of which is the construction sector. With these events, as a consequence, some negative aspects occur in a damaging and irreparable way. For example, researchers say that concrete using Portland cement today is the second most-consumed product in the world, with a prospect of increasing its consumption over the next few years. Based on these aspects, this work addresses points related to the reuse of Construction and Demolition Waste (RCD), which guides the theme of this work, stressing the importance and benefits of some sustainable actions for the environment and society. In a regional context, in the state of Rio Grande do Norte, there are four RCD recycling plants which maintain significant production and are responsible for collecting, processing and marketing all waste material. These companies generate income for the local population and contributes to the reduction of the mineral extraction (raw material exhaustible). In view of these facts, the present study evaluated the technical feasibility of waste from civil construction, using them as aggregates, after beneficiation at the plant, in the composition of asphaltic concretes in partial or total replacement of natural materials. The work method employed is based on the characterization tests, both with the aggregates and with the Asphalt Emulsion of Petroleum; in mineralogical characterization tests (SEM, EDS, XRD and FRX) with the RCD powdery material; and in the application of the Marshall method of cold premixed dosages which vary in asphalt emulsion contents between 6%, 7%, 8% and 9% in every four combinations of mixtures of the aggregates. As a research, and for a better analysis of technical feasibility of the aggregates, the four combinations of mixtures of the aggregates were used: fully natural materials, RCD's and RCD-Naturais, and three specimens were prepared for each binder content. Four pre-determined asphalt binder contents were applied to each mixing design of the aggregates, totalizing forty-eight specimens. As for the results obtained, it was possible to compare, through Marshall analysis parameters and physical and mineralogical characterization tests of the material used, the expressive potential of use of RCD aggregates in the composition of cold asphalt concretes. After analysis of Marshall parameter interactions (Vv, RBV, Gmb, Stability and Fluency) the optimum binder contents (% EAP) for the D1 - BNAN, D2 - BNAR, D3 - BRAR and D4 - BRAN dosages were respectively 7.75%, 7.25%, 7.75% and 7.50%. Therefore, the technical and environmental feasibility of using RCD when used in certain road pavements was evidenced.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25167
Appears in Collections:PPEC - Mestrado em Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlacidoGondimDeSenaNeto_DISSERT.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.