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Title: "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural
Authors: Santos, Carolina Araújo Damasio
Keywords: Competência cultural;Assistência à saúde culturalmente competente;Competência profissional
Issue Date: 25-May-2018
Citation: SANTOS, Carolina Araújo Damasio. "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural. 2018. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: Introduction: The need to address issues of cultural and ethnic diversity in health education has been suggested as a means to improve quality and reduce disparities in health care. Methodology: The optional curricular component "Cultural Competence in Health Care for Quilombola Women" was implemented during the first semester of 2016, in the quilombo community Capoeiras dos Negros in Macaíba-RN. This curriculum inserted the processes of collective construction of the care strategy, with the objective of obtaining the knowledge, skills and attitudes necessary to care for the maternal health of quilombola women. The methodological course involved exploratory research, a case study with a qualitative approach and data collected through the focal group technique with 24 students who studied the course between 2016.1 and 2017.2. Results: At the end of the intervention, a self-perception study on the development of cultural competences revealed that knowing the health situation of the quilombola population, interacting with the community, and experiencing inter-professional work demonstrated to be effective strategies to potentiate the development of cultural competences in healthcare training. Conclusion: In order to train health professionals who are skilled at interacting effectively with ethnically diverse populations, it is critical that students are aware of the processes that influence health as well as experience health care for population minorities.
Portuguese Abstract: Introdução: A necessidade de abordar questões de diversidade cultural e étnica na educação das profissões de saúde tem sido sugerida como meio para melhorar a qualidade do cuidado e reduzir as disparidades na assistência à saúde. Objetivo: contribuir para o desenvolvimento de competência cultural na formação das profissões da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do desenvolvimento e implementação de componente curricular optativo para os cursos de graduação da área da saúde. Metodologia: O componente curricular optativo “Competência Cultural na Atenção à Saúde da Mulher Quilombola” foi implantado no semestre letivo 2016.1, na comunidade quilombola Capoeiras dos Negros, em Macaíba-RN, inserindo os estudantes no processo de construção coletiva da estratégia de cuidado, com o objetivo de identificar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao cuidado da saúde materna das mulheres quilombolas. Foi realizada pesquisa com abordagem qualitativa, sendo desenvolvido um estudo de caso exploratório, cujo referencial epistemológico utilizado foi o da fenomenologia social. A coleta de dados se deu por meio da observação participante e realização de grupos focais com 24 estudantes que cursaram a disciplina entre 2016.1 e 2017.2. Resultados: A autopercepção dos estudantes acerca do desenvolvimento de competências culturais ao final da intervenção revelou que conhecer a situação de saúde da população quilombola, interagir com a comunidade, vivenciar o trabalho interprofissional, demonstraram ser estratégias efetivas para potencializar o desenvolvimento de competências culturais na formação em saúde. Conclusão: Para formar profissionais de saúde competentes em interagir eficazmente com populações cultural e etnicamente diversas, é fundamental que os estudantes tenham conhecimento dos processos que influenciam a saúde e vivenciem cuidados de saúde de minorias populacionais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26341
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

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