Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26343
Title: Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola
Authors: Mattos, Diva Perla Peixoto de
Keywords: Redes sociais;Facebook;Ensino de arte;Educação;Novas mídias
Issue Date: 31-Aug-2018
Citation: MATTOS, Diva Perla Peixoto de. Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: Social networks are present in the daily lives of the world's urban population by connecting people with common interests in an interactive way, being one of the reasons that led Facebook to become the most used digital social network today. In its platform, resources and tools that, together with educational practice, make teaching and interactive and collaborative learning possible, the present work aims to identify the pedagogical potentials of said network, used as a methodological resource in the Arts discipline, with the students from the 6th to the 9th of the Municipal School Gregório Bezerra, at Olinda city, in Pernambuco. It seeks to present the set of activities carried out from online content in the closed group "Tá na Aula, Tá no Face!" (It´s in the classroom, it´s in the Face, in brazilian portuguese language), analyzing their contributions to the development of artistic thinking, enabling the construction of students’ knowledge in a non-traditional way. This is a qualitative bibliographic research, under the bias of the participatory action research using the Grounded Theory for the analysis of the data collected. Starting from the subjects of internet origins, the development of networked society, virtual communities and social networks, we have built a path that leads us to its influences in education. Considering that these networks of connections have transformed the behavior of people in relation to each other, it is up to the school and the teacher to follow these changes, since it is part of the educational process of every citizen.
Portuguese Abstract: As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial, conectando pessoas com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de Arte, com os alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado “Tá na Aula, Tá no Face!”, analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois faz parte do processo educativo de todo cidadão.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26343
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tánaula_Mattos_2018.pdf10,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.