Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347
Title: A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará
Authors: Silva, Fábio Tavares da
Keywords: Ensino de Artes;Escola;História em quadrinhos;Oficina;Produção
Issue Date: 31-Aug-2018
Citation: SILVA, Fábio Tavares da. A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.
Abstract: This dissertation presents a study about comics and their possibilities arts teachin in high school. To achieve this, a survey and bibliographical analysis was carried out on the planning and execution of two actions with the teaching and learning of Comics in the Adauto Bezerra - Barbalha / Ceará High School. A workshop entitled "Reading and Production of Comic History at School" was held, as well as a set of classes during a two-month course in a first-year high school class. For the theoretical foundation and planning of the experiments we take as reference the studies of Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) and João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) among other authors dedicated to teaching arts, comics in education and comics in art education respectively. In the experiments, we first sought to bring the participants closer to the comics, stimulating them to develop their ability to read images by identifying and understanding the main elements that make up the visual language and the language of the comics in particular. The comics historywas contextualized and different modes of comic production were discussed and experimented, culminating in the production of visual narratives by the participants. The art classes in a regular class had the comics as content and object of teaching and learning seeking a practice that surpassed the use of comics only as a didactic tool. It concludes with this study, that it is still necessary to consolidate the understanding of comics as Art and its legitimate place as one of the contents of the teaching of Art. This work contributes to the constitution and consolidation of a way of seeing the HQ beyond mere entertainment, but also as an instrument of teaching and learning of Art, as well as a legitimate content to be learned in the classes of High school arts.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26347
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FabioTavaresDaSilva_DISSERT.pdf12,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.