Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26460
Title: Ato de transver: preparação corporal de atores para um espetáculo não visual
Authors: Oliveira, Hianna Camilla Gomes de
Advisor: Porpino, Karenine de Oliveira
Keywords: Preparação corporal;Corpo;Atores;Atenção
Issue Date: 30-Aug-2018
Citation: OLIVEIRA, Hianna Camilla Gomes de. Ato de transver: preparação corporal de atores para um espetáculo não visual. 2018. 95f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A pesquisa trata de aspectos da preparação corporal de atores a partir da vivência com o elenco do Projeto de Extensão O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, vinculado ao Centro de Educação e Departamento de Práticas Educacionais e Currículos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a coordenação do Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves. Investiga-se como a ausência do sentido da visão influencia as práticas corporais com os atores, como essa situação reverbera em seus corpos para a cena e na percepção de si. Toma-se como foco de investigação os relatos dos membros do projeto de extensão, os quais são analisados por meio da Análise Temática de conteúdo de Bardin. São tomadas como referências as provocações do filósofo Evegen Bavcar sobre outras dimensões do olhar que estão para além dos olhos, como também a ideia poética de Manoel de Barros acerca do ato de transver. Elas compõem a investigação do não visual como possível ferramenta no trabalho corporal de atores, juntamente com os estudos sobre a atenção de Virginia Kastrup e os conceitos de corpo e Heterotopia de Michel Foucault. Como resultados discute-se temas como: a dimensão tátil do olhar, ver como algo relacional, a reversão do estado de atenção, a atenção a si, a preparação corporal como um não lugar, a criação de um corpo utópico e alteridade entre atores e espectadores.
Abstract: The research deals with aspects of body preparation of actors from the experience with the cast of the Extension Project WHAT THE EYES DO NOT SEE, linked to the Education Center and Department of Educational Practices and Curricula of the Federal University of Rio Grande do Norte, about the coordination of Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves. It is investigated how the absence of the sense of sight influences the body practices with the actors, as this situation reverberates in their bodies for the scene and in the perception of itself. As a focus of research, the reports of extension project members are analyzed through Bardin's Thematic Content Analysis. Reference is made to the provocations of the philosopher Evegen Bavcar on other dimensions of the eye that are beyond the eyes, as well as the poetic idea of Manoel de Barros on the act of transver. They compose the investigation of non-visual as a possible tool in the bodywork of actors, along with studies on the attention of Virginia Kastrup and the concepts of body and Heterotopia by Michel Foucault. As results we discuss topics such as: the tactile dimension of the look, see as something relational, the reversal of the state of attention, attention to self, body preparation as a no place, creation of a utopian body and alterity between actors and spectators.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26460
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atotransverpreparação_Oliveira_2018.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.