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Title: Habilidades preditoras de leitura em escolares do 1º ano do ensino fundamental
Authors: Rocha, Jéssika Santiago da
Keywords: Alfabetização;Leitura;Aprendizagem;Criança;Fonoaudiologia
Issue Date: 5-Apr-2019
Citation: ROCHA, Jéssika Santiago da. Habilidades preditoras de leitura em escolares do 1º ano do ensino fundamental. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Há na literatura uma gama de habilidades ditas preditoras do processo de desenvolvimento da leitura. Quanto aos aspectos da linguagem, a consciência fonológica, nomeação automatizada rápida, memória de trabalho fonológica e identificação de letras tem sido amplamente descritas como relevantes neste processo. Objetivo: avaliar e caracterizar o desempenho em habilidades preditoras de leitura de escolares do primeiro ano do ensino fundamental de escolas públicas de Natal-RN e correlacionar as habilidades preditoras entre si. Método: Participaram 138 crianças, com idade entre 06 e 07 anos, de três escolas públicas da cidade de Natal/RN. Foram avaliadas a consciência fonológica -Teste de Consciência Fonológica – Instrumento de Avaliação Sequencial CONFIAS; acesso fonológico ao léxico mental- Teste de Nomeação automática rápida; Memória fonológica de trabalho- Prova de memória de trabalho - não palavras e dígitos; Reconhecimento de letras Subteste de identificação de letras – PROLEC; vocabulário expressivoSubsteste vocabulário – Teste de Linguagem Infantil ABFW. Resultados: As crianças apresentaram desempenho inferior ao esperado nas medidas do vocabulário expressivo, especialmente nas categorias vestuário, alimentos, locais e formas e cores; processamento fonológico, exceto na subtarefa “objetos” do RAN, e no reconhecimento de letras; as habilidades apresentaram fraca correlação entre si. Conclusão: As crianças do estudo apresentaram resultados inferiores ao esperado para a escolaridade nas habilidades de processamento fonológico, vocabulário e reconhecimento de letras que podem influenciar no processo de alfabetização, evidenciando a necessidade de estudos posteriores quanto à práticas interventivas a fim de minimizar o impacto dessas dificuldades ao longo da vida escolar.
Abstract: There are a large range of predictors of the reading development in the literature. Regarding the language aspects, the phonological awareness, rapid automatized naming, phonological working memory and letter identification have been widely described as relevant for this process. Aim: to evaluate and to characterize the predictors of reading skills in first grade students of public schools in Natal-RN and correlate theses habilities with each other. Method: 138 children between 6- and 7- years-old participated, from three public schools of Natal/RN. The assessment was made based on phonological awareness – Phonological Awareness Test – Sequencial assessment instrument CONFIAS; phonological access of the lexicon – Rapid automatized naming test; Phonological working memory – Working memory task – pseudowords and digits; Letter identification – letter identification subtest – PROLEC; expressive vocabulary – vocabulary subtest – Infant language test ABFW. Results: the children had worst performance than expected on expressive vocabulary, especially on the categories of clothing, food, places, shapes and colors; phonological processing, except on RAN ‘objects’, and letter identification; the habilities showed a weak correlation with each other. Conclusion: the children from this study performed worst than expected according to their schooling on phonological processing tasks, vocabulary and letter identification, which can influence the literacy process, highlighting the need of further studies as to intervention practice, in order to minimize the impact of these difficulties over the school life.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27533
Embargoed until: 2020-06-06
Appears in Collections:PPGFON - Mestrado em Fonoaudiologia

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