Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27721
Title: Condução de oficinas com grupos focais: uma pesquisa com alunos do ensino fundamental I para investigação da percepção de riscos de desastres
Other Titles: Conducting workshops with focus groups: a survey of elementary school students I to investigate the perception of disaster risks
Authors: Mendes, Adricia Fonseca
Carvalho, Ricardo José Matos de
Keywords: Crianças;escola;percepção de riscos de desastres
Issue Date: 6-Jun-2019
Publisher: Revista de Geociências do Nordeste
Citation: MENDES, A F..; CARVALHO, R. J.M. de. Condução de oficinas com grupos focais: uma pesquisa com alunos do ensino fundamental I para investigação da percepção de riscos de desastres. Revista de Geociências do Nordeste, v. 5, p. 35-48, 6 jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/17968 Acesso em: 13 set. 2019.
Portuguese Abstract: Crianças em idade escolar do ensino fundamental I passam pelo menos 20% do tempo diário e, aproximadamente, 35% do tempo que fica acordado dentro da escola. Apesar da condição de vulnerabilidade em que poderão se encontrar, as crianças não podem ser vistas como vítimas passivas frente aos desastres, porque, elas podem agir nestas situações, e também participar de todos os assuntos que afetam suas vidas. Diante disso, esta pesquisa visa conhecer qual é a percepção que os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública estadual do bairro de Mãe Luíza (Natal/RN) têm dos riscos de desastres relacionados ao bairro onde moram/estudam e suas escolas. Para tanto, foram realizadas quatro oficinas em que os alunos foram convidados a falar sobre suas percepções acerca de riscos de desastres, a partir dos seguintes temas motivadores: noções de desastres, causas dos desastres, possibilidade da ocorrência dos desastres, memórias do deslizamento de terra ocorrido em 2014 no bairro de Mãe Luíza, comunicação referente ao risco de desastres e relação entre a comunidade e as instituições envolvidas na gestão de risco de desastre. Dentre os principais resultados estão as dificuldades demonstradas pelos alunos referentes à compreensão da noção de desastres e de suas causas e a limitação do conhecimento que eles têm do órgão de Proteção e Defesa Civil municipal. Pretende-se com os resultados desta pesquisa contribuir com a formulação de políticas públicas e ações de proteção e defesa civil.
Abstract: Childrens in elementary school I spend at least 20% of their daily time and, nearly, 35% of their awoken time inside the school. Despite the condition of vulnerability that they may encounter, the childrens can not be seen as passive victims in front of disasters, because, they can act in these situations, and also participate in all matters that affect their lives. On the face of this, this research aims to know what is the perception that the students from the 5th graders of the Elementary School I from a state public school of the burgh Mãe Luíza (Natal/RN) have of the risks of disasters related to the burgh where they live/study and their schools. Therefore, four workshops were held in which the students were invited to talk about their perceptions about disasters risks, from the following motivating themes: notions about disasters, causes of disasters, possibility of disasters occurrence, memories of the landslide occurred in 2014 in the Mãe Luíza neighborhood, communication on disaster risk and relation between the community and the institutions involved in disaster risk management. Among the main results are the difficulties demonstrated by the students relating to the understanding the notion of disasters and their causes and the limitation of knowledge that they have about the municipal organ Civil of Protection and Defense. It is intended with the results of this research to contribute to the formulation of public policies and actions of protection and civil defense.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27721
ISSN: e2447-3359
Appears in Collections:CT - DEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Condução de oficinas com grupos focais_2019.pdfCondução_de_oficinas_2019245,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons