Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27773
Título: | As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção |
Autor(es): | Almeida, Karla Rodrigues de |
Orientador: | Canan, Ana Graça |
Palavras-chave: | Fábulas;Língua inglesa;Sequência didática;Ensino |
Data do documento: | 10-Jun-2019 |
Referência: | ALMEIDA, Karla Rodrigues de. As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção. 2019. 118f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral oportunizar o desenvolvimento da habilidade de leitura em LI contemplando aspectos culturais por meio das fábulas de Esopo. Também constitui objetivo dessa pesquisa elaborar uma sequência didática, aplicá-la e verificar os efeitos dessa aplicação. Com base nisso, realizamos uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011) que contou com a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade de Natal - RN. Para intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas baseadas na sequência básica de Cosson (2018) para o letramento literário. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos como Projeto Político-Pedagógico, planos anuais de ensino e material didático utilizado no contexto pesquisado. Além disso, aplicamos um questionário e contamos também com a observação e reflexão de todo o processo de intervenção. Nosso referencial teórico tem por base os estudos de Cosson (2018), Dezzoti (1989), Ferreira (2014), Portella (1983), Almeida Filho (2001), Zilberman (2009), Byram (1989), Kramsch (1996), entre outros. A análise dos documentos mostra que o ensino de inglês não possui orientações claras, tal constatação revela que não há articulação entre os documentos analisados. Os questionários aplicados na fase pós intervenção indicam que as fábulas constituem-se como texto rico para o ensinoaprendizagem de língua inglesa que possibilitam ilustrar usos de linguagem e refletir sobre os valores morais que permeiam a vida social a partir da reflexão de nossas atitudes. |
Abstract: | This work aims to provide opportunities for the development of reading skills in English language contemplating cultural aspects through Aesop's fables. It is also the purpose of this research to elaborate a didactic sequence, apply it and verify the effects of this application. Based on this, we carried out an action research (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011) that included the participation of 6th grade elementary school students from a public school located in the city of Natal - RN. For classroom intervention, we use didactic sequences based on Cosson's basic sequence (2018) for literary literacy. The data has been gathered by means of analysis of documents such as Political-Pedagogical Project, annual teaching plans and didactic material used in the researched context. In addition, we applied a questionnaire and we had the observation and reflection of the entire intervention process. Our theoretical framework is based on studies such as Cosson (2018), Dezzoti (1989), Ferreira (2014), Portella (1983), Almeida Filho (2001), Zilberman (2009), Byram (1989), Kramsch (1996), among others. The analysis of the documents shows that the teaching of English does not have clear guidelines, revealing that there is no articulation between the documents analyzed. The questionnaires applied in the post-intervention phase indicate that fables constitute a rich text for English language teaching and learning which makes it possible to illustrate uses of language and reflect on the moral values that permeate social life and that reflect our own attitudes. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27773 |
Aparece nas coleções: | PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fábulasaulalíngua_Almeida_2019.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.